Correio do Minho

Braga, quinta-feira

UMinho recebeu Prémio de Universidade Mais Activa da Europa em 2017
Município de Braga apoia associações para acabar com colónias descontroladas de gatos

UMinho recebeu Prémio de Universidade Mais Activa da Europa em 2017

Festa do Caldo do Pote anima Sabariz

Desporto

2018-04-16 às 21h40

Redacção

Distinção aconteceu na Gala Anual da EUSA - European University Sports Association, em Madrid. Universidade do Minho foi eleita a Mais Activa entre mais de 400 academias participantes nos 17 Campeonatos Europeus Universitários, em 2017.

A Universidade do Minho UMinho - representada pela Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) - recebeu o prémio de Universidade Mais Activa da Europa em 2017, numa distinção que aconteceu na Gala Anual da EUSA - European University Sports Association, que decorreu, em Madrid.
Em representação da academia minhota estiveram presentes Rui Vieira de Castro, Reitor da UMinho, Nuno Reis, presidente da AAUM e Fernando Parente, director dos Serviços Desportivos dos SASUM.
O prémio de universidade mais activa/participativa em desporto universitário na Europa foi atribuído pela primeira vez na história da EUSA, revelando Nuno Reis que este prémio tem um significado importante naquela que é a missão da AAUM em garantir as condições para a competição desportiva para o maior número de estudante-atletas possível.

O investimento contínuo que a AAUM, os SASUM e a UMinho têm conseguido direcionar para o Desporto Universitário é, desta forma, reconhecido pela EUSA, acrescentou.
Eleita a Mais Activa entre mais de 400 academias participantes nos 17 Campeonatos Europeus Universitários em 2017, a UMinho foi a que mais equipas e atletas conseguiu levar aos europeus, tendo participado com 119 elementos em 13 modalidades: andebol, basquetebol 3x3, escalada, futebol, futsal, judo, karaté, remo, taekwondo, ténis, vólei de praia, voleibol e xadrez.
Aos atletas que se fizeram representar nas competições europeias, mas também a todos que representam as cores da Associação Académica e da Universidade do Minho, a palavra é de agradecimento e de entusiasmo para que as nossas equipas possam continuar a erguer bem alto o nome da academia e, acima de tudo, para que consigam ser atletas e estudantes de excelência, transmitiu o presidente da AAUM.

Realçando a importância do desporto universitário como um pilar para o desenvolvimento da sociedade, Nuno Reis afirma que esta aposta é, certamente, uma aposta ganha que deverá continuar para futuro, com a certeza de que o legado e o resultado do investimento, na qualidade de vida e no percurso académico dos nossos estudantes, é muito superior a todo o esforço e capital investidos.
Para Fernando Parente, o segredo para se atingir este patamar é bem claro: o desporto na UMinho é encarado como fazendo parte do seu projecto educativo, garantindo desde logo uma intencionalidade institucional na sua promoção e desenvolvimento. Por outro lado, a parceria entre os SASUM e Associação Académica, com mais de 20 anos, faz com que exista uma verdadeira cultura desportiva na Academia, o que facilita a concretização de alguns objectivos para o desporto, tal como atingir este patamar em termos internacionais.

Considerando que é sempre importante alcançar resultados de valor nacionais e internacionais, o direCtor do Departamento Desportivo e Cultural dos SASUM garante que estas distinções funcionam como um marketing interno junto do nosso público, é importante para entusiasmar novos aderentes ao programa desportivo, que hoje tem uma oferta de mais de 70 modalidades e actividades diferentes.
Para além da UMinho/AAUM, também a Federação Académica do Desporto Universitário FADU foi distinguida como Federação Desportiva Universitária mais Activa da Europa.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.