Correio do Minho

Braga, quinta-feira

UMinho cria sistema inovador de votação eletrónica
Vila Nova de Famalicão: Salvaguarda dos valores de Abril preocupa

UMinho cria sistema inovador de votação eletrónica

'Revolução dos Cravos' revivida pelo Infantário da Santa Casa de Vila Verde

Braga

2017-03-20 às 21h09

Redacção

A Universidade do Minho acaba de criar um sistema inovador de votação eletrónica nas instituições do ensino superior em Portugal. A plataforma eVotUM será estreada na terça-feira, dia 21, para as eleições do Conselho Geral da academia minhota.

A Universidade do Minho acaba de criar um sistema inovador de votação eletrónica nas instituições do ensino superior em Portugal.
A plataforma eVotUM será estreada na terça-feira, dia 21, para as eleições do Conselho Geral da academia minhota. 

“Esta solução foi desenvolvida seguindo as normas internacionais e usando as tecnologias mais modernas para garantir a segurança e confidencialidade do voto. Trata-se de uma funcionalidade que vem modernizar os processos eleitorais na UMinho, podendo ser utilizada em período de eleições, bem como na realização de referendos sobre assuntos relevantes para a comunidade”, diz Luís Amaral, professor do Departamento de Sistemas de Informação e responsável pela conceção do sistema. 

O direito de voto é exercido unicamente através do site eVotUM, em http://evotum.uminho.pt, devendo os eleitores proceder à sua autentificação com as credenciais pessoais da UMinho. Esta plataforma garante, entre outras propriedades de segurança, o anonimato, a confidencialidade, a integridade, a auditabilidade e a transparência do sistema de voto eletrónico.


A votação para o Conselho Geral pode ser feita a partir de qualquer computador. Para os eleitores com necessidade de ajuda, serão disponibilizadas as salas 2 e 4 dos laboratórios de informática, nos campi de Azurém (Guimarães) e Gualtar (Braga), respetivamente, onde estarão presentes delegados nomeados pela Comissão Eleitoral. Será ainda possível esclarecer dúvidas através do telefone 253604990. O período de eleições decorre das 9h30 às 18h00. Os resultados poderão ser procurados na respetiva secção de consulta pública.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.