Correio do Minho

Braga, terça-feira

UMinho cria Gabinete para Sucesso Académico
Homem encontrado morto em carro despistado em Melgaço

UMinho cria Gabinete para Sucesso Académico

Encontros, oficinas e comemorações marcam segunda semana do Visão’25

Ensino

2018-07-01 às 12h14

José Paulo Silva

Reitoria da Universidade do Minho instituiu o Gabinete para a Promoção do Sucesso Educativa. A pró-reitora Linda Veiga coordena.

A pro-reitora para os Assuntos Estudantis e Inovação Pedagógica, Linda Veiga, é a coordenadora do Gabinete para a Promoção do Sucesso Académico (GPS-UMinho), estrutura recentemente criada para, entre outros propósitos, “preparar a entrada no mercado de trabalho e contribuir para um relacionamento estreito entre as entidades empregadoras e os estudantes da UMinho”.
Preparar a transição entre o ensino secundário e o ensino superior e desenvolver competências transversais nos estudantes são outros objectivos do GPS-UMinho, o qual irá também recolher e tratar dados sobre os percursos académicos dos estudantes, através do ObservatoriUM, e valorizar a inovação e o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem através do Centro IDEA.

O despacho do reitor Rui Vieira de Castro que institui o GPS-UMinho refere que “a prossecução destes objectivos será feita em articulação directa com as unidades orgânicas, as unidades de serviços, as unidades de interface e as associações representativas dos estudantes e ex-estudantes”.
O acolhimento adequado dos estudantes que ingressam no ensino superior, o acompanhamento dos seus percursos académicos e a monitorização da transição para o mercado de trabalho justifica, segundo o reitor, “o desenvolvimento de um projecto institucional centrado no aconselhamento e apoio a? gesta?o de carreira dos estudantes da UMinho, considerando o seu percurso de formação, as competências adquiridas e a transição para o mercado de trabalho”.
O GSU-UMinho agrega iniciativas em curso neste domínio, designadamente o Observatório dos Percursos Académicos dos Estudantes da UMinho (ObservatoriUM) e o Centro de Inovação e Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem (IDEA).

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.