Correio do Minho

Braga,

- +
UMinho acolhe supercomputador europeu
“Temos que fazer pela vida e ser competentes”

UMinho acolhe supercomputador europeu

Romaria de S. Bartolomeu do Mar onde as galinhas pretas “espantam o diabo”

UMinho acolhe supercomputador europeu

Ensino

2019-06-08 às 07h00

Redacção Redacção

Apoiar investigadores, indústria e empresas da União Europeia é o objectivo dos primeiros supercomputadores europeus que vão ser instalados em oito centros. Universidade do Minho foi um dos centros contemplados.

A Comissão Europeia anunciou ontem que a Universidade do Minho (UMinho) é um dos oito centros que vão acolher os primeiros supercomputadores europeus, que se destinam a apoiar investigadores, indústria e empresas na União Europeia (UE).
A Empresa Comum Europeia para a Computação de Alto Desempenho — EuroHPC — seleccionou oito sítios para centros de supercomputação localizados em oito Estados-membros com vista a acolher os novos computadores de alto desempenho, segundo um comunicado.
A EuroHPC, juntamente com os sítios de supercomputação seleccionados, tenciona adquirir oito supercomputadores: três precursores de máquinas à exaescala (capazes de executar mais de 150 ‘petaflops’, ou 150 mil biliões de cálculos por segundo) que se contarão entre os cinco supercomputadores mais potentes a nível mundial, e cinco máquinas à petaescala (capazes de executar, pelo menos, quatro ‘petaflops’, ou quatro mil biliões de operações por segundo).
Os supercomputadores apoiarão o desenvolvimento de aplicações importantes em domínios como a medicina personalizada, a concepção de medicamentos e materiais, a bioengenharia, a previsão meteorológica e as alterações climáticas.
No total, 19 dos 28 países que participam na Empresa Comum farão parte dos consórcios que gerem os oito centros, com um orçamento total de 840 milhões de euros, entre fundos da UE e nacionais.
A computação de alto desempenho (HPC) é um ramo da informática que se ocupa de tarefas científicas e de engenharia, de modelação e simulação tão exigentes em termos de computação que os cálculos não podem ser realizados por computadores de uso geral.
As máquinas usadas na HPC são frequentemente denominadas “supercomputadores”.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.