Correio do Minho

Braga, segunda-feira

Turistas que vistam Braga estão cada vez mais adeptos do ‘Yellow Bus’
Mural do Lar Residencial da Santa Casa de Vila Verde apela à inclusão social

Turistas que vistam Braga estão cada vez mais adeptos do ‘Yellow Bus’

Guerreiras do Minho dão passo gigante para o título em Lisboa

Braga

2018-08-07 às 15h00

Marta Amaral Caldeira

Mais de um milhar de turistas e visitantes utilizaram até agora e durante este ano o cir-cuito turístico ‘Braga e Bom Jesus Tour’. Esti-ma-se que o número mais do que duplique até ao final da época veraneia do ‘Yellow Bus’, já que o mês de Agosto é aquele em que se regista o maior afluxo turístico.

É uma oportunidade diferente de conhecer Braga e os seus principais pontos turísticos. A viagem no circuito turístico ‘Braga e Bom Jesus Tour’ - mais conhecido como ‘Yellow Bus’ - é imperdível para muitos turistas que visitam a cidade, mesmo que seja, apenas, por um dia só, ficando com uma panorâmica registada no olhar e na máquinas fotográficas daquilo que é, hoje, a Capital do Minho.
O ‘amarelinho’ possibilita uma incursão pelo coração da cidade, partindo da Avenida Central, junto da Inatel, e daí, viajando pelo património bracarense mais recato à primeira vista como a Igreja do Carmo ou mais esplendoroso como a Sé Catedral de Braga, o Arco da Porta Nova e o majestoso Bom Jesus do Monte. Pelo meio, esta viagem, que tem a duração para uma hora, mais ou menos, permite ao visitante/viajante conhecer mais de perto e sobre rodas o centro da cidade, o seu comércio de proximidade, mas passando também pelos seus espaços mais emblemáticos como Basílica dos Congregados, o edifício da Câmara Municipal de Braga e Biblioteca Pública, o Museu dos Biscainhos, a Arcada, entre outros.

O ‘Yellow Bus’ é um projecto turístico que resulta da parceria dos Transportes Urbanos de Braga (TUB) e da Carristur. Foi implementado em Braga há 12 anos, mas nos últimos cinco anos tem beneficiado do forte impulso turístico que a região Norte tem tido, potenciado, sobretudo, pelo Porto - e do qual Braga e o Minho tem beneficiado também.
António Gama, responsável pelo departamento de Gestão de Negócios e Marketing dos Transportes Urbanos de Braga e também deste percurso tu- rístico pela cidade, destaca a relevância que o circuito tem vindo a ganhar nos últimos anos.

“Temos vindo a receber cada vez mais utilizadores neste circuito turístico e penso que isso é também resultado do cada vez maior número de turistas que escolhe o nosso país para passar férias ou simplesmente um fim-de-semana”, referiu.
“Neste circuito turístico oferecemos a oportunidade de dar a conhecer a cidade e os principais pontos turísticos a quem nos visita, ficando assim como uma imagem geral de Braga”, indicou António Gama. O responsável destaca também a parceria com a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, que tem feito circular os turistas pelo Minho e por Braga.
Junto ao Posto de Turismo de Braga, há uma banca a promover o ‘Yellow Bus’, onde dois promotores se revezam em explicações aos turistas e visitantes que a cidade recebe, divulgando este ‘tour’ e distribuindo-lhes os respectivos ‘flyers’, com todos os detalhes e informações sobre o circuito turístico. Quem quiser pode, logo ali, adquiri o seu ‘voucher’ e ingressar numa viagem agradável e memorável. Quem preferir, pode simplesmente comprar o bilhete dentro do autocarro panorâmico.

Até este momento foram já 1150 os passageiros que o ‘Yellow Bus’ transportou, incluindo as viagens efectuadas durante a Semana Santa de Braga - que passou também a funcionar nessa época pelo grande afluxo turístico que a cidade recebe propositadamente para acompanhar mais de perto os momentos solenes da Paixão de Cristo. Este número significa já um aumento na ordem dos 15 por cento, relativamente ao mesmo período do ano passado. Estima-se que até ao final da época do circuito se ultrapassem os 3500 utilizadores.
Destaque para o facto de actualmente o bilhete do circuito turístico dar também acesso a uma viagem de ida/volta no funicular do Bom Jesus, além de que, nesse dia, os seus passageiros poderão usufruir da rede dos TUB durante 24 horas.

O casal de namorados Carla e Gabriel, vindos do Algarve para resolver por cá ‘assuntos burocráticos’, aproveitaram o único dia que passaram em Braga para viajar no ‘Yellow Bus’. “Como viémos por tão pouco tempo, achámos que este circuito turístico seria a melhor forma de conhecermos de forma rápida os principais pontos de interesse de Braga e para já estamos a gostar”, referiram ao ‘CM’.
De Madrid vieram as amigas e familiares Pilar, Maria e Carmen. “Gostamos muito de Portugal. Já estivemos na Madeira, Porto, Lisboa e agora estamos a conhecer Braga e achamos esta cidade realmente linda, muito verde a envolvê-la e muito património, sobretudo igrejas imponentes para visitar”, contaram.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.