Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Tradições do concelho saíram em cortejo
S. José inspira concurso de artes plásticas

Tradições do concelho saíram em cortejo

‘Póvoas Gourmet’ disponibiliza três ambientes distintos num só dia

Tradições do concelho saíram em cortejo

Vale do Ave

2019-10-14 às 06h00

Teresa M. Costa Teresa M. Costa

Feira da Ladra voltou a evidenciar as tradições e o património do concelho trazidos pelas freguesias que ontem participaram no cortejo etnográfico que, mesmo sob chuva, cativou o público nas ruas centrais de Vieira do Minho.

As tradições de várias freguesias de Vieira do Minho saíram à rua no cortejo etnográfico que ontem marcou o programa da Feira da Ladra, num dia em que a chuva obrigou a cancelar as bandas filarmónicas e a corrida de cavalos a galope.
Mesmo sob chuva, o cortejo desfilou e o público parou para assistir. Algumas freguesias cancelaram a participação devido à chuva, mas as que desfilaram mostraram bem o orgulho da sua história e das suas tradições.
Desde o património construído às tradições agrícolas como o cultivo do milho e todo o seu ciclo até à broa, passando pelos cantares e pelo património natural, o público ficou a conhecer um pouco de várias freguesias.
O presidente da Câmara Municipal de Vieira do Minho, António Cardoso, manifestou o desejo de que participassem as 16 freguesias e uniões do concelho.

O edil vieirense esteve acompanhado por uma comitiva de Sassenage, que integra o vice-presidente da Câmara, Boetti di Castano, desta comuna francesa, com a qual Vieira do Minho equaciona uma geminação.
A ponte entre Vieira do Minho e Sassenage foi estabelecida pela associação lusa Mocidade do Verde Minho.
Ao “Correio do Minho”, Boetti di Castano mostrou-se agradado com a visita e identificou algumas semelhanças entre os dois territórios que podem abrir caminho a trocas culturais e noutros domínios.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.