Correio do Minho

Braga, segunda-feira

Toneladas de cebolas e cabos entrelaçados na maior feira do país
D. Gualdim Pais reclamado como “herói barcelense”

Toneladas de cebolas e cabos entrelaçados na maior feira do país

‘Sintomas Bar’: Bar de amizades com música ao vivo e alguns petiscos

Vale do Ave

2018-08-27 às 06h00

Isabel Vilhena

São toneladas de cebolas, todas produzidas no Minho. A Feira das Cebolas de Gondifelos, em Famalicão, conta com mais de uma dezena de vendedores que combinam o melhor preço. Este ano o calor não ajudou e a cebola está mais cara.

Maria Margarida Meira é de Gondifelos e um dos rostos mais conhecidos da secular Feira das Cebolas, considerado o maior certame do género de Portugal.
Maria Margarida contou ao ‘Correio do Minho’ que este ano a produção de cebola foi mais “fraca”, atribuindo ao clima instável que temos assistido e que não ajudou na produção da cebola. “Este ano há menos cebola, logo está mais cara. O ano passado vendi a 70, mas este ano vou pôr a 90 cêntimos”, contou Margarida que, juntamente com os outros vendedores, combinam o preço da cebola para o ano inteiro.
Margarida recorda, com saudade, o tempo em que a feira se fazia junto ao portão do cemitério. “Recordo-me de ir à missa pelas 7 da manhã e ver as vendedoras de cebolas já sentadas, com cobertores e um lampião, que chegavam no dia anterior porque vinham de carro de bois. Tenho muitas saudades”.

Maria Margarida podia ter estudado, mas a ligação à terra sempre falou.”Gosto daquilo que faço, tenho saúde e ando contente. Cultivo milho, feijão, tomate, grelos, etc”.
Aqui a cebola é rainha e, por isso, “tem direito a longas tranças”. Nas oficinas da feira, aprende-se a entrelaçar os cabos das cebolas. “É como fazer tranças nos cabelos”, conta Maria Margarida Meira que se lembra dos “grandes arcos de cabos de cebolas que se penduravam na chaminé lá de casa”.
O Festival de Folclore animou a tarde de ontem, marcada também pela diversidade da mostra associativa que integra a Feira da Cebola de Gondifelos, considerada a maior feira das cebolas do país.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.