Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Tabela Periódica humana revelou 118 componentes químicos
Eleições: Contagem dos votos dos emigrantes arrancou a cargo de 700 cidadãos

Tabela Periódica humana revelou 118 componentes químicos

Maria da fonte venceu a Oliveirense por três bolas a uma

Tabela Periódica humana revelou 118 componentes químicos

As Nossas Escolas

2019-01-30 às 06h00

Miguel Viana Miguel Viana

Alunos de duas escolas secundárias de Braga formaram na Universidade do Minho uma Tabela Periódica Humana, com todos os símbolos químicos conhecidos actualmente.

Citação

Cerca de 130 alunos de duas escolas secundárias de Braga (Sá de Miranda e Alberto Sampaio), participaram ontem na formação da Tabela Periódica Humana, no pavilhão desportivo da Universidade do Minho. A iniciativa marca o arranque das comemorações do Ano Internacional da Tabela Periódica (tabela onde constam os símbolos dos vários elementos químicos conhecidos actualmente).
O evento foi organizado pela Escola de Ciências da Universidade do Minho, em colaboração com a delegação de Braga da Sociedade Portuguesa de Química, e teve como finalidade demonstrar que existem elementos químicos em tudo o que nos rodeia.

“A Tabela Periódica é uma das maiores criações da mente humana. É uma ordenação dos elementos químicos (há 118 conhecidos) que existem no universo e é com eles que são feitos todos os compostos que existem no universo”, explicou João Paulo André, professor auxiliar da Escola de Ciências da Universidade do Minho. O docente universitário acrescentou que os elementos químicos estão presentes no nosso dia-a-dia, através dos átomos que compõem os nossos corpos, os alimentos que comemos, etc. “Nós somos o resultado de compostos químicos”, afirmou João Paulo André. A mesma tabela foi criada em várias cidades portuguesas.
Outra das finalidades foi a de sensibilizar os alunos das escolas secundárias para a importância do estudo da Química e motivar as novas gerações para as carreiras nas áreas das ciências e novas tecnologias.

Alunos encaram a Tabela Periódica como instrumento essencial para a formação

Um instrumento útil e essencial à formação. Foi desta forma que os alunos encararam ontem a formação da Tabela Periódica (com todos os símbolos químicos) Humana na Universidade do Minho.
“É uma forma de organizar todos os elementos químicos descobertos até hoje e ajuda a identificar os elementos químicos”, revelou o estudante do ensino secundário Vasco Baldé. Uma opinião partilhada pelo colega Francisco Oliveira. “A tabela permite conhecer melhor o nosso planeta e os materiais que o compõem e as suas propriedades e aprendemos sobre eles”, disse o aluno. Opinião idêntica tem, também a aluna Carolina Oliveira: “Tem elementos que importa conhecer e é importante dar a conhecer alguns dos elementos essenciais para a nossa vida”, disse a aluna.

Os professores confirmaram também o interesse crescente dos estudantes em darem a conhecer a tabela com os símbolos químicos. “Esta actividade teve um impacto e uma adesão muito grande por parte dos alunos. Eles gostam de participar neste tipo de actividades”, disse a professora Maria Rosa Sousa, Escola Secundária Alberto Sampaio.
A docente de Física e Química esclareceu que a actividade foi preparada em sala de aula e em casa. “Eles gostam de trabalhar em casa. Todos quiseram vir. Estes alunos são bastante interessados e gostam de estudar a Tabela Periódica.”

Os alunos do ensino especial também não foram esquecidos na realização da actividade. “Os grupos de Educação Especial colaboraram na realização dos cartazes e vieram participar na tabela porque também têm interesse na área, porque estamos a explorar alguns dos elementos químicos. Estamos a estimular os conhecimentos nesta área. Estamos a conseguir porque eles já estão a verbalizar alguns dos símbolos e a associar o seu significado”, contou Maria Goreti Pinto, professora de Educação Especial da Escola Secundária Sá de Miranda.
A docente acrescentou que a Química também pode contribuir para a inclusão social. “Neste caso, a Química foi e está a ser inclusiva e pode continuar a ser com a realização de outras parcerias”.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho