Correio do Minho

Braga, sexta-feira

Sinos das igrejas da Cidade de Guimarães anunciam saída da Marcha Gualteriana
Encontros “Viana abordo” querem fomentar inovação e empreendedorismo em Viana do Castelo

Sinos das igrejas da Cidade de Guimarães anunciam saída da Marcha Gualteriana

Viana do Castelo avança com segunda ação de Voluntariado Ambiental depois de recolher 110 quilos de lixo em ecovia

Vale do Ave

2018-08-05 às 23h30

Redacção

Por imposições legais, a Associação Artística da Marcha Gualteriana informa que a girândola de fogo que costuma anunciar a saída da Marcha Gualteriana não vai acontecer este ano.

A Marcha Gualteriana sai às ruas de Guimarães esta segunda-feira, 06 de agosto, às 22h00. O início da Marcha será anunciado através de um repique simultâneo dos sinos das igrejas da Cidade de Guimarães, em vez da tradicional girândola de fogo. Os sinos irão soar nas igrejas a repique, tocando o Hino da Cidade de Guimarães ou, em alternativa, será tocado um repique de festa.
 
A Associação Artística da Marcha Gualteriana considera que esta solução é uma medida ambientalmente amigável pelo que agradece, desde já, a colaboração e apoio de todos.
 
Esta medida deve-se à situação de alerta anunciada para este período de intenso calor, por despacho do Governo emitido na passada quarta-feira.
 
Recorde-se que o Ministro da Administração Interna declarou a Situação de Alerta para o período compreendido entre os dias 2 e 6 de agosto, para a globalidade do território continental, considerando o comunicado da Autoridade Nacional de Proteção Civil da passagem aos Estados de Alerta Especial Vermelho e Laranja do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios.
 
O Serviço Municipal da Proteção Civil de Guimarães alerta para a proibição total da utilização de fogo-de-artificio ou outros artefactos pirotécnicos, independentemente da sua forma de combustão, bem como a suspensão das autorizações emitidas enquanto vigorar a situação de alerta; proibição de acesso, circulação e permanência no interior dos espaços florestais, bem como nos caminhos florestais, caminhos rurais ou outras vias que os atravessem e proibição de realização de trabalhos nos espaços florestais.
 
O desfile da Marcha Gualteriana encerra as Festas da Cidade que, ao longo dos últimos dias arrastou milhares de pessoas à Cidade-Berço. Na edição deste ano é novidade, ainda, o arranque da Marcha às 22h00, uma hora mais cedo que o habitual.
 
A Marcha conta com 9 carros de diferentes temáticas: Cidade de Guimarães, República Checa, Brave, Sociedade Musical de Guimarães, Universidade do Minho, Hawai, Música no Coração – com música ao vivo ao cargo da Sociedade Musical de Pevidém, Arte Barroca e o mítico Balonas. Entre os carros alegóricos exibem-se 13 números vivos a cargo de várias associações vimaranenses.
 
 

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.