Correio do Minho

Braga, sexta-feira

Semana do Associativismo incentiva à participação cívica
Diretora do Museu Nacional Ferroviário no Museu das Terras de Basto

Semana do Associativismo incentiva à participação cívica

'A Magia da Disney' em Fafe

Cávado

2018-04-21 às 16h19

Miguel Viana

Caminhadas, trails, exposições, um encontro concelhio de associações e um dia dedicado às associações juvenis compõem o programa do evento organizado pela Câmara Municipal de Amares.

A vila de Amares acolhe, a partir de hoje, a II Semana do Associativismo.
O evento tem como finalidade promover o movimento associativo e dar a conhecer o trabalho desenvolvido pelas várias colectividades em prol do desenvolvimento do concelho.
Muito do dinamismo do nosso concelho passa pelas associações, por isso investimos todos os anos cerca de 400 mil euros no apoio às associações, para que possam cumprir os planos de actividades. É importante continuar com essa prática, defendeu Manuel Moreira, presidente da Câmara Municipal de Amares.

O autarca amarense esclareceu ainda que o evento que hoje começa contribui também para a promoção turística do concelho. Isto mostra que no nosso concelho temos paisagens magníficas referiu Manuel Moreira.
O vereador do pelouro do Desporto na Câmara Municipal de Amares, João Esteves, destacou a presença de grande número de associações e frisou que o associativismo é o reflexo da democracia e incentiva à participaçao cívica.

O programa da III Semana do Associativismo arranca hoje, com um Raid Enduro, a partir das 9 horas, no Parque Desportivo. A prova tem uma extensão de 90 quilómetros. Amanhã é a vez da Ultra Geira Romana, a partir das 8 horas, com uma extensão de 50 quilómetros. O evento inclui um trail com 18 quilómetros e uma caminhada de 10 quilómetros. Na segunda- -feira, a Protecção Civil Municipal dá a conhecer os diversos meios, na iniciativa Amares Segura. A peça de teatro Cadeiras do Poder e a exposição Arte e Cultura, marcam o dia de terça -feira. A colocação de cravos no jardim em frente aos paços do concelho está marcada para o dia da Liberdade (25 de Abril), com a iniciativa Cravo de Abril, que engloba uma sessão solene das comemorações da Revolução de 1974. Nesse dia realiza-se também um Torneio de Protecção Civil.

No dia 28 tem lugar o Encontro Associativo Concelhio, na Câmara Municipal de Amares, sendo que cerca de 70 associações vão dar a conhecer o trabalho feito ao longo do ano. A mini-maratona e caminhada e o BTT Dornelas têm lugar no dia 29 (domingo). A semana encerra no dia 30 com o Dia do Associativismo Juvenil.
É nossa ideia irmos ao encontro dos jovens para que eles possam ter uma participação activa na vida cívica. Nós, executivo, pretendemos obter as suas contribuições para podermos, depois, aplicá-las, disse o vereador do Desporto, a propósito do Dia do Associativismo Juvenil.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.