Correio do Minho

Braga, quinta-feira

Santa Marta de Portuzelo ajudou a definir e afirmar trajar vianense
Fátima Lopes apela às crianças de Guimarães para conquistar a sustentabilidade da cidade

Santa Marta de Portuzelo ajudou a definir e afirmar trajar vianense

Primeira fase da Ecovia é inaugurada no sábado em Guimarães

Alto Minho

2018-08-08 às 10h00

José Paulo Silva

Traje à Vianesa ganha uma dimensão especial na freguesia de Santa Marta de Portuzelo. Freguesia exibe vestes com muito ouro na sua romaria anual.

O desfile da mordomia, momento simbólico e primeiro da Romaria de Santa Marta de Portuzelo, agendado para a manhã da próxima sexta-feira, 10 de Agosto, é oportunidade próxima para apreciar a beleza e riqueza do ‘Traje à Vianesa’. Mantendo uma tradição que já vem de finais da década de 40, raparigas da freguesia de Santa Marta desfilam pelas principais ruas de Viana do Castelo envergando os trajes de festa, de lavradeira e de mordoma.
No Largo de São Domingos começa a visita de cortesia e apresentação de cumprimentos às autoridades civis e religiosas do concelho, convidando todos para a Romaria que se prolonga, nos dias 11 e 12, na freguesia que se apresenta como ‘capital do folclore’.
No estudo que serviu de base à certificação do ‘Traje à Vianesa’, destaca-se que “Santa Marta de Portuzelo foi a freguesia que, ao longo dos tempos, mais ajudou a definir e afirmar o traje a? lavradeira, pelo que grande parte dos trajes das freguesias circunvizinhas tem característica ide?nticas a este”. “O vermelho de Santa Marta-de-Portuzelo é o mais complexo na riqueza de ornatos e de côres”, identifica Cláudio Basto”, autor do livro ‘Traje à Vianesa’, com 1ª edição em 1930 e republicado em 1991 pela Câmara Municipal de Viana do Castelo e Centro de Estudos Regionais.
O Grupo Folclo?rico de Santa Marta de Portuzelo foi um dos que mais contribuiu para definir as características diferenciadoras do ‘Traje a? Vianesa’.
A relevância desta localidade na fixação do Traje à Vianesa’ revela-se também no facto de todas as freguesias do concelho adoptarem uma versa?o do Traje de Santa Marta de Portuzelo feito num tom escuro, o designado ‘traje de do?’, uma versa?o onde predominam as cores preto e azul escuro, a que se podem associar elementos em roxo, verde seco escuro e amarelo-torrado.
Trata-se de um traje menos exuberante, que, para além do desfile de romaria de depois de amanhã de manhã, na cidade de Viana do Castelo, poderá ser apreciado na procissão em honra de Santa Marta, no domingo, dia 12, naquela freguesia que é reconhecida pelo seu apego à preservação do património etnográfico.
Sempre associado ao ‘Traje à Vianesa’ está o ouro, tema que este ano inspira o programa da Romaria de Santa Marta, tendo a comissão de festas definido como desafio às raparigas de mulheres da freguesia “levar às ruas de Viana do Castelo a maior quantidade de ouro até à data”.
Santa Marta juntar-se-
à a outras freguesias do concelho na ‘Senhora d’Agonia’, a ‘romaria das romarias de Portugal’, de 17 a 20 de Agosto, concretamente no ‘desfile da mordomia’, no primeiro dia destas festas de âmbito concelhio.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.