Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +
Rusga de S. Vicente de Braga em mais uma visita
SC Braga deu brilho à festa da Taça em Leça

Rusga de S. Vicente de Braga em mais uma visita

‘White Experience’ prova excelência dos vinhos de Monção e Melgaço

Rusga de S. Vicente de Braga em mais uma visita

Braga

2019-09-16 às 21h40

Redacção Redacção

O projecto "O Rusgus Vicentinus visita...", conta já com mais de uma década de existência.

A Rusga de S. Vicente de Braga - Grupo Etnográfico do Baixo Minho, levou a efeito no passado sábado, a reentrada rusgueira, com a iniciativa "O Rusgus Vicentinus visita...". Desta vez, o 'Rusgus' conduziu-nos até ao "Museu da Máquina Fotográfica e da Fotografia", sedeado junto à igreja paroquial de S. Vicente, em Braga.?
Luís Machado - proprietário deste tão valioso, quão diversificado espólio, que vem desde meados do século XIX, até finais da década de 90, do século passado -, foi o guia desta visita, que nos fez merguhar um pouco na complexidade dos primórdios da história da fotografia.??

Ele, mostrou alguns exemplares das primitivas máquinas fotográficas de fole, e, o quão rudimentares elas eram, bem como, as primeiras lentes nelas utilizadas; os produtos quimícos; a variadade de papeis e respetivas marcas, utlilizados nas revelações, e reproduções, etc,. Mostrou ainda, alguns exermplares de 'Chapas em vidro', e, uma parafernália de materiais e produtos utlizados nas diferentes etapas da feitura de uma fotografia. Uma verdadeira aula de técnicas de revelação e impressão.?

De entre os presentes, houve quem rotulasse todo este processo de produção fotográfica de momentos de 'pura magia', em nada comparável aos timings e modos de reveleção dos dias de hoje.?Para os que marcaram presença nesta visita do "Rusgus Vicentinus", sobejou uma tarde, que ficará gravada nas suas memórias para sempre.??

O projeto "O Rusgus Vicentinus visita...", conta já com mais de uma década de existência. Visa esta iniciativa,  a visita a locais de interesse histórico e patrimonial (edificado e natural). Eis, alguns dos locais visitados: Museu D. Diogo de Sousa, Museu Pio XII, Ruinas do Teatro Romano (Alto da Cividade), igreja de Dume, Basílica dos Congregados, zona Ribeirinha dos Galos, Parque Natural do Terva em Boticas, igreja de S. Vicente, igreja de Real e rrespetivos aneos, Colégio D. Pedro V, Museu da Imagem, entre outros.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.