Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Rui Teixeira: “Uso da bicicleta melhorou a economia e ambiente da cidade”
Dois autocarros elétricos reforçam frota municipal

Rui Teixeira: “Uso da bicicleta melhorou a economia e ambiente da cidade”

Cortejo histórico é um dos pontos altos

Rui Teixeira: “Uso da bicicleta melhorou a economia e ambiente da cidade”

Ensino

2018-10-20 às 06h00

Miguel Viana Miguel Viana

Presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo e o secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade entregaram 200 bicicletas a alunos, professores e funcionários.

Citação

O Instituto Politécnico de Viana do Castelo de Viana do Castelo (IPVC) entregou ontem 200 bicicletas (40 convencionais e 160 eléctricas, a alunos, professores e funcionários; designadas ‘Bira IPVC’.
A iniciativa decorreu no âmbito do projecto ‘U-Bike Portugal’ e abrange todas as escolas que compõe o IPVC (Viana do Castelo, Ponte de Lima, Valença e Melgaço).
O objectivo é promover a mobilidade activa “Temos de fazer uma mudança rigorosa da forma como vivemos as cidades e na salvaguarda do planeta. Num cidade como Viana do Castelo, não faz sentido que a mobilidadade não motorizada não seja uma opção primária, por razões de economia e de saúde. Quando falamos em mobilidade, estamos a falar em saúde e economia. O uso da bicicleta melhorou a economia e o ambiente da cidade”, disse Rui Teixeira, presidente do IPVC.

O responsável destacou ainda que é “urgente uma nova forma de aproveitar a cidade”, que só é possível através do uso de meios alternativos de transporte, como é o caso das bicicletas.
O vice-presidente do IPVC e responsável pelo projecto, Carlos Rodrigues, acrescentou que as ‘Bira IPVC’ têm um código de utilização. “O critério de seriação de bicicletas é o número de quilómetros percorridos por carro o outros tipos de transportes assentes em combustíveis fósseis, que devem ser substituídos por bicicletas”, revelou Carlos Rodrigues.
O secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade, José Vieira, que presidiu à cerimónia, considerou a entrega das bicicletas como um passo para a descarbonização da mobilidade. “Esta acção. “Esta acção insere-se numa política global do Governo relativamente à transformação das formas de mobilidade em formas mais sustentáveis, Temos uma politica para atrair pessoas para o transporte não motorizado, que pretendem incutir nas pessoas o hábito de começarem a utilizar o meio de transporte que, com o apoio da bicicleta eléctrica é confortável e competitivo.”

O governante anunciou ainda a existência de uma rede de conexão entre as várias vias cicláveis municipais até 2030.
A cerimónia contou ainda com as presenças de Rui Sousa, ciclista profissional, Luís Nobre (vereador da Câmara Municipal de Viana do Castelo e representante da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho), Maria do Céu Nobre (em representação do POSEUR) e de Eduardo Feio, presidente do Instituto de Mobilidade e dos Transportes.
Cada utilizador da ‘Bira’ foi contemplado, também, com um capacete, um cadeado, uma mini-bomba, um ‘kit’ de ferramentas e outro de remendos.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho