Correio do Minho

Braga, quarta-feira

Rui Rio é o novo presidente do PSD
Victor Mendes: “Parque escolar do concelho está devidamente requalificado”

Rui Rio é o novo presidente do PSD

“Assino por baixo a vitória por 1-0”

Nacional

2018-01-13 às 22h34

Redacção

A vitória de Rui Rio nas três das quatro maiores distritais dos sociais democratas - Braga, Aveiro e Porto - fazem do antigo autarca portuense o sucessor de Pedro Passos Coelho.

Rui Rio venceu a corrida à liderança do PSD, com a vitória na distrital do Porto a tornar-se decisiva. No distrito de Braga, a vitória de Rui Rio foi curta, conseguindo 2252 votos, contra 2183 de Pedro Santana Lopes. Em Famalicão (111 contra 61) e na Figueira da Foz (142 contra 49) a vantagem sorriu a Pedro Santana Lopes.
Pedro Santana Lopes venceu na distrital de Lisboa, com uma margem de quase 800 votos (3046 contra 2286). Na concelhia da capital, também venceu Santana, com 1124 votos contra 1070 do opositor.
No distrito de Aveiro, Rui Rio venceu de forma categórica, com mais um milhar de votos do que o seu o oponente (2782-1685).

Na concelhia da Feira, a que reuniu mais votantes, Rio venceu por 480 contra 369 de Santana. Na capital de distrito, a diferença foi de 386 para 157, favorável ao ex-presidente da Câmara do Porto. Em Ovar, em que a câmara é presidida por Salvador Malheiro, director de campanha de Rui Rio, este ganhou com 409 votos, contra apenas 60 para Santana.
No distrito de Coimbra, Santana venceu com 780 votos contra 762 de Rio. Também nos Açores, se impôs a Rio, com 569 votos contra 290.

Na região autónoma da Madeira, a vitória sorriu também a Rui Rio, ainda que com uma margem pequena: 1141 contra 979. O resultado final no distrito de Santarém também deu a vitória a Rui Rio (812-550), tal como a distrital do Algarve (573-494) e a de Viana do Castelo (1110 contra 556 de Santana).

Pedro Santana Lopes assumiu a responsabilidade da derrota nas eleições directas para a liderança do PSD, mas disse estar de consciência tranquila e assegurou que vai continuar no combate político.
Peço a todas e a todos para não estarem tristes (). Estou de consciência tranquila, demos tudo o que tínhamos e fizemos aquilo que é importante em política: lutar pelos nossos ideais, afirmou, recebendo um forte aplauso dos apoiantes que gritavam PSD.
Santana Lopes disse que, apesar de ainda não serem conhecidos os resultados finais, já felicitou o seu adversário Rui Rio pela vitória. Eu vou continuar a combater politicamente, como alguém disse um dia, só é derrotado quem desiste de lutar, assegurou.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.