Correio do Minho

Braga, quarta-feira

Rua do Raio com alterações no trânsito
Magia do Natal invade Vizela

Rua do Raio com alterações no trânsito

“Assino por baixo a vitória por 1-0”

Braga

2018-09-08 às 06h00

Redacção

Câmara de Braga está reordenar o tráfego e o estaciona-mento automóvel na rua do Raio. Objectivo é garantir maior fluidez no trânsito.

A Rua do Raio, uma das principais artérias da cidade e que apresenta diversos problemas na circulação automóvel, está a ser alvo de uma intervenção ao nível do reordenamento do tráfego e estacionamento automóvel.
A intervenção, levada a cabo pelo Município de Braga, pretende garantir uma maior fluidez do trânsito nesta artéria, que é término e início de sete linhas de transportes colectivos, consolidando assim a via BUS que é constantemente condicionada pela utilização ilegal da outra via como local de estacionamento.
Segundo João Rodrigues, vereador responsável pela gestão e conservação do espaço público, “a medida é apenas uma das que serão implementadas ao longo das próximas semanas e que têm como finalidade o reordenamento de algumas vias de trânsito da cidade”.

Em comunicado, João Rodrigues admite que existem pontos críticos que, devido à existência de um grande aglomerado de serviços, têm de ser intervencionados. “Não se justifica, por exemplo, que quem queira atravessar a Rua do Raio perca, por vezes, mais de 15 minutos porque houve alguém que deixou o automóvel mal estacionado”, sustenta o vereador, notando que serão remarcados e sinalizados os lugares de paragem junto à Creche de Braga, “por forma a que os pais das crianças que a frequentam possam, de forma rápida e segura, deixar e ir buscar os filhos”.

No eixo da rua do Raio está a ser colocada uma separação das vias através da colocação de balizas flexíveis, vermelhas e amarelas, reflectoras para impedir a utilização da via de trânsito geral como estacionamento.
Além desta separação, o Município está a proceder à colocação de sinalização vertical mais clara no Largo da Senhora-a-Branca e após a entrada do Parque de Estacionamento do Rechicho.
“De referir que a via BUS poderá receber velocípedes, motociclos, veículos prioritários e veículos de recolha de resíduos sólidos urbanos”, refere a autarquia.

Ainda no entender do Município, a intervenção irá melhorar a definição do cruzamento da Rua do Raio com a Avenida da Liberdade. Assim, os veículos que pretendam descer a Avenida da Liberdade pelo lado esquerdo do túnel, deverão colocar-se na via da esquerda da Rua do Raio. Já os veículos que se situarem na via central da Rua do Raio poderão seguir em frente ou descer a Avenida da Liberdade pelo lado direito do túnel.
A via da direita continuará reservada apenas a transportes públicos. Esta definição será feita através de sinalização vertical e horizontal.

A medida inclui igualmente a alteração de lugares de cargas e descargas nas proximidades do Centro Comercial Rechicho, procurando servir mais eficazmente os estabelecimentos naquela zona da cidade.
Na Rua D. João Cândido de Novais e Sousa, entre a saída do Parque de Estacionamento do Rechicho e o entroncamento desta via com a Rua do Raio, serão também colocadas balizas flexíveis por forma a impedir o estacionamento ilegal que ali se verifica.
Em toda esta área será dada especial atenção à fiscalização do cumprimento das normas de trânsito, com incidência na paragem e estacionamento.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.