Correio do Minho

Braga, quarta-feira

Rio Cávado exibe paisagem deslumbrante depois de invasão dos ‘jacintos’ em 2017
ACB?inicia ciclo de representação do tecido industrial da região

Rio Cávado exibe paisagem deslumbrante depois de invasão dos ‘jacintos’ em 2017

Dia Mundial dos Avós celebra-se no Multiusos de Guimarães

Cávado

2019-05-09 às 06h00

Marta Amaral Caldeira

É uma paisagem exuberante e totalmente distinta daquela que se viu em 2017 ao longo do curso do rio Cávado em Barcelos, aquando da ‘invasão’ massiva dos ‘jacintos’, que hoje está “controlada”, mas cuja intervenção tem que ser contínua e diária.

É uma paisagem deslumbrante sobre o rio e as margens do Cávado que actualmente Barcelos exibe, onde é já possível uma visita às Lagoas de Caíde e a observação de espécies ímpares como o pato real e a águia-pesqueira e garça real. Um cenário idílico só possível de apreciar hoje, depois da profunda intervenção levada a cabo pela mão do Município de Barcelos e parceiros, que durante os últimos dois anos e meio, batalhou diaria e arduamente na remoção da ‘praga’ dos jacintos. O infestante está controlado, mas o trabalho é contínuo e diário.
As paisagens verdejantes ao longo do rio Cávado são já uma constatação passível de apreciação em terras barcelenses. Paisagens bem diferentes daquelas que se apresentavam em Outubro de 2017, aquando da ‘invasão’ de jacintos, que não deixava ver, sequer, a água do rio.

Ao todo foram 14 quilómetros que foram intervencionados ao longo do rio Cávado no concelho de Barcelos desde Outubro de 2017 e, neste momento, já se pode dizer que o problema “está controlado”, mas “não erradicado”, sublinhou, ontem, José Beleza, vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Barcelos, durante uma visita às áreas intervencionadas, que serviu também para mostrar o trabalho realizado à Agência Portuguesa do Ambiente, de que se esperam apoios financeiros que permitam a continuidade do projecto e a sustentabilidade do território.
“Os infestantes estão controlados e neste momento damos continuidade aos trabalhos que se iniciaram em 2017”, garantiu o vereador José Beleza, com vista a que “todos os barceleses e todos os que nos visitem possam, de facto, usufruir do rio Cávado e das Lagoas de Caíde”.

“Este é um trabalho que não está terminado. É um trabalho contínuo e o Município de Barcelos está atento e quer valorizar este local. Hoje há o controle do infestante, mas há que dar continuidade a uma intervenção permanente ao rio, às margens e às lagoas”, referiu o autarca, indicando o apoio das parcerias técnicas estabelecidas com a empresa ‘Engenho e Rio’ de Pedro Teiga, dos Bombeiros Voluntários de Barcelos e de Barcelinhos e da Escola de Mergulho de Barcelos. As expectativas são “altas” para que, agora, também a APA se junte a este conjunto de parceiros que sonham com a recuperação e revalorização do Cávado.

Inês Andrade, administradora da Rede Hidrográfica do Norte, que integra a APA, mostrou-se “muito impressionada” com a beleza das Lagoas de Caíde e “sensibilizada” com o trabalho realizado pela Câmara de Barcelos. “Foi um esforço tremendo depois das imagens terríveis dos infestantes em 2017 e um trabalho notável que a autarquia fez”, disse, garantindo que isso mesmo será reportado ao conselho directivo da APA, no sentido de que a agência dê o seu apoio à continuidade deste projecto, que diz ser “muito importante” e que considera “prioritário”.

O Município de Barcelos e parceiros tiveram como principal objectivo “a contenção” das espécies exóticas e invasoras, mas a missão no rio Cávado visa não só a valorização hidráulica, mas também a valorização ecológica para atingir um ‘bom estado da água’, além do envolvimento social e da participação da população neste projecto maior de voltar a fazer do rio Cávado um lugar mágico para usufruto de todos e até a favor do turismo.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.