Correio do Minho

Braga, sexta-feira

Relatório da OMS revela que Guimarães tem o ar mais respirável do país
Município de Esposende promove formação desportiva integral

Relatório da OMS revela que Guimarães tem o ar mais respirável do país

Vila Verde: Alunos da EB2,3 de Prado frequentaram workshop Color Leds na Casa do Conhecimento

Nacional

2018-05-03 às 23h00

Redacção

Relatório anunciado esta semana pela Organização Mundial de Saúde alerta para os níveis da poluição do ar a nível mundial. Em Portugal, a cidade de Guimarães é considerada a mais respirável.

Guimarães é a cidade de Portugal com o ar mais respirável, segundo o relatório anunciado esta semana pela Organização Mundial de Saúde, considerando a medida de concentração em microgramas de partículas por metro cúbico de ar (breathelife2030).
 
Entre as cidades incluídas no estudo, Guimarães teve o valor mais baixo: 3 microgramas por metro cúbico de ar, ao contrário da média do país e até mundial, ficando dentro nível considerado seguro. Estas partículas não são visíveis devido ao tamanho minúsculo com menos de 10 microgramas, mas podem provocar doenças graves através das vias respiratórias.
 
De acordo com o relatório, a Organização Mundial de Saúde estima que morrem cerca de 400 mil pessoas por ano na União Europeia e em Portugal morreram cerca de seis mil pessoas no ano de 2015.
 
Os dados do relatório da organização mostram que os níveis de contaminação permanecem 'perigosamente elevados' em várias regiões do globo. O estudo revela que 92% da população mundial respira ar contaminado em níveis muito perigosos para a saúde.
 
Os países mais pobres, na Ásia, África e Médio Oriente, são os que registam a maior percentagem de mortalidade causada pela poluição: apresentam níveis cinco vezes superiores ao estabelecido pela OMS.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.