Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Redução do tecto máximo do valor das propinas “é marco histórico”
Câmara Municipal inaugurou novo relvado do Águias do Neiva

Redução do tecto máximo do valor das propinas “é marco histórico”

Recorde de golos difícil mas possível

Redução do tecto máximo do valor das propinas “é marco histórico”

Ensino

2018-10-15 às 19h40

Redacção Redacção

Associação Académica da Universidade do Minho aplaude medida, mas adverte que esta de pouco servirá se as universidades forem afectadas por uma redução de recursos.

Citação

A Associação Académica da Universidade do Minho (AA UM) veio a público aplaudir a intenção do governo em reduzir o tecto máximo do valor da propina de primeiro ciclo e mestrado integrado para o próximo ano lectivo que significará uma redução de 212 euros no valor máximo actualmente permitido por lei.

A direcção da AAUM afirma que este é “um marco absolutamente histórico para o Ensino Superior”, representando um passo fundamental no estabelecimento de uma “maior justiça social” no acesso e permanência ao Ensino Superior, advertindo, no entanto, que a medida de pouco servirá se as universidades forem afectadas por uma redução nos recursos necessários para a garantia da qualidade e dos serviços prestados aos estudantes ou, em contrapartida, recorram forçosamente a outras vias de aumento de receitas próprias “onde os estudantes e suas famílias se apresentem como principais financiadores”.
“É impreterível que o governo faça honrar o contrato no âmbito do compromisso com a Ciência e Tecnologia, responsabilizando-se pelo impacto desta alteração legislativa”, adiantam os estudantes.

A intenção governamental surge num momento em que os custos indirectos de frequência no Ensino Superior vão aumentando (transporte, alimentação e alojamento) e, nesse sentido, os estudantes minhotos exortam o governo para que acompanhe a medida com um reforço de medidas com vista ao financiamento para a construção e reabilitação de residências universitárias e promova o aumento do valor do complemento de alojamento para todos os estudantes que se vêem obrigados a recorrer a alojamento particular. “De pouco servirá uma redução mensal de 20 euros no pagamento de propinas se, em contrapartida, os estudantes e as suas famílias se virem obrigadas a suportar aumentos consideravelmente maiores nos custos indirectos, como é o caso do alojamento, com rendas absolutamente incomportáveis”, remata a AAUM.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho