Correio do Minho

Braga, sábado

Recontro de Valdevez aconteceu em Vigo e no Porto
Sérgio Machado dos Santos dá nome a sala de actos da Escola de Direito

Recontro de Valdevez aconteceu em Vigo e no Porto

Viana do Castelo cria rede de proximidade entre baldios

Economia

2018-07-04 às 16h00

Redacção

Cidades de Vigo, dia 27 Junho, e Porto, dia 28 Junho, receberam duelo histórico entre Afonso Henriques e o primo Afonso VII de Leão e Castela.

O Recontro de Valdevez, um dos momentos cruciais para a formação de Portugal, ganhou vida nas ruas do centro histórico de Vigo a 27 de Junho e na Estação de S.Bento, no Porto, a 28. As recriações históricas desse episódio medieval envolveram vários figurantes de época.

Em Vigo foi realizada uma arruada pelas ruas do centro histórico, com saída do Camões – Centro Cultural Português, tendo sido convidado o alcaide de Vigo e o Consulado Português nesta cidade. 

Já no Porto, o Recontro ganhou vida no átrio principal da estação de São Bento, não estivesse este momento representado nos icónicos azulejos de Jorge Colaço. Esta recriação foi ainda uma bela homenagem ao artista, já que em 2018 se comemoram os 150 anos do seu nascimento, assumindo assim esta iniciativa no âmbito do programa celebrativo definido pela Infra-estruturas de Portugal.
Apesar de ter começado na estação de São Bento, o evento alastrou-se pelas ruas da Baixa do Porto.
Entre os figurantes estiveram, Afonso Henriques, Afonso VII e respetivas guardas e escudeiros.
A música e a dança, típicas da época, também não faltaram.

Estes eventos em Vigo e no Porto serviram de apresentação à recriação Histórica do verdadeiro Recontro, que acontece a 7 e 8 de Julho em Arcos de Valdevez.
O Recontro de Valdevez é um momento referencial da história de Portugal que teve lugar em 1141 e colocou frente-a-frente os exércitos de Afonso Henriques, futuro primeiro rei de Portugal, e os do seu primo Afonso VII de Leão e Castela. 

Esta é já a 3.ª edição de uma verdadeira viagem à Idade Média e ao século XII com dois dias cheios de dança, música e atividades, das 15h às 0h, no histórico e recentemente reabilitado Paço de Giela. 

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.