Correio do Minho

Braga, segunda-feira

Póvoa e Gondomar certificam filigrana e querem Património da Humanidade
Férias das crianças de Crespos e Pousada marcados por dias na piscina

Póvoa e Gondomar certificam filigrana e querem Património da Humanidade

Uma pessoa morre afogada e quatro são salvas em praia de Espinho

Cávado

2018-07-12 às 12h00

Redacção

Certificação é apresentada hoje, no Porto, encerrando um processo que arrancou em Março de 2017. Protocolo de colaboração entre os dois Municípios tem também como objectivo uma candidatura da filigrana a Património da Humanidade.

Os municípios de Póvoa de Lanhoso e Gondomar apresentam hoje, no Porto, a certificação da Filigrana de Portugal, culminando um processo que arrancou em Março de 2017.
A Câmara de Póvoa de Lanhoso explica que a certificação decorre de um protocolo de colaboração e compromisso entre os dois municípios que tem ainda como objectivo a promoção conjunta, “num futuro cada vez mais próximo, de uma candidatura da filigrana a Património da Humanidade.
“A Filigrana de Portugal, marca registada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial, propriedade de ambos os municípios, abre portas para o tão acalentado sonho de levar além-fronteiras a filigrana, como técnica específica, registada e regulamentada”.
O caderno de especificações para a certificação estabelece as normas e os trâmites a que esta arte terá de obedecer para poder ser designada por Filigrana de Portugal.
“Vai permitir uma utilização mais fidedigna e segura da filigrana nas mais variadas peças, desde a joalharia ao vestuário, à decoração e aos mais diversos e originais artigos”, refere ainda o mesmo comunicado.
A filigrana é uma arte milenar que exige aos artesãos um trabalho de minúcia no tratamento de pequenos fios de ouro e prata torcidos e depois aplicados em estruturas com várias formas, que resultam em peças de joalharia com rendilhado delicado.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.