Correio do Minho

Braga,

- +
Programa 5 ao Dia sensibiliza crianças para doença da Diabetes
Município de Vila Verde publica Calendário Solidário

Programa 5 ao Dia sensibiliza crianças para doença da Diabetes

Escolas que educam e são felizes têm projectos “extraordinários”

Programa 5 ao Dia sensibiliza crianças para doença da Diabetes

Braga

2019-11-16 às 14h37

Redacção Redacção

O Mercado Abastecedor de Braga recebeu, esta semana, as crianças da Escola Básica da Quinta da Veiga e a EB 2,3 de Amares, em mais um ‘Programa 5 ao Dia’, que assinalou o Dia Mundial da Diabetes.

Os alunos do 4.º ano do 1.º ciclo do Ensino Básico da Escola EB Quinta da Veiga (Braga) e os alunos do 5.º ano do 2.º ciclo da Escola EB 2,3 de Amares estiveram recentemente de visita, ao Mercado Abastecedor da Região de Braga (MARB), no âmbito do ‘Programa 5 ao Dia’.
As actividades que constituem a matriz-base do ‘Programa 5 ao Dia’ foram mostradas e realizadas com os alunos, desde a ‘Sementeira de leguminosas’; ‘Elaboração de salada de frutas’; ‘Visualização de uma história Nutri Ventures - O Reino Laranja’ até à ‘Visita ao Mercado Abastecedor’.

Desta vez, as actividades foram também adaptadas e enriquecidas com dinâmicas lúdico pedagógicas com o objectivo de assinalar o Dia Mundial da Diabetes, celebrado a 14 de Novembro.
A equipa de monitores do ‘Programa 5 ao Dia’ abordou esta temática tentando sensibilizar e informar as crianças sobre em que consiste esta doença, que tipos de Diabetes existem, quais as principais causas e sintomas, bem como quais os comportamentos preventivos a adotar.
Refira-se que dados da DGS indicam que, em Portugal, estima-se que a diabetes afecte 13,3% da população com idades entre os 20-79 anos, das quais 44% desconhecem ter a doença e que diariamente são diagnosticados com diabetes em Portugal cerca de 200 novos doentes. Estima-se que mais de 1 milhão de portugueses padeca da Diabetes e dois milhões terão já ‘pré-diabetes’.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.