Correio do Minho

Braga, quarta-feira

'Programa 5 Ao Dia' realizou última Sessão no MARB
Bombeiros Sapadores em luta por valorização da carreira

'Programa 5 Ao Dia' realizou última Sessão no MARB

Famalicenses dão provas de solidariedade

Ensino

2018-06-18 às 15h00

Redacção

Saliente-se que neste ano letivo de 2017/2018, participaram no PROGRAMA 5 AO DIA do MARB cerca de1.800 crianças pertencentes a escolas do concelho de Braga, Amares e Terras de Bouro.

Na passada quarta-feira, dia 13 de Junho, realizou-se no Mercado Abastecedor da Região de Braga (MARB) a 41ª e última sessão, do ano letivo 2017/2018, do PROGRAMA 5 AO DIA, nesta que já é a sua 8.ª edição, a qual contou com a participação dos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico da escola EB Cabreiros.

Na semana em que se assinalou o DIA MUNDIAL DA LUTA CONTRA A SECA E A DESERTIFICAÇÃO, a Bióloga Liliana Moreira sensibilizou as crianças para a necessidade do combate à desertificação e aos efeitos da seca, uma vez que a aridez do solo afeta a sobrevivência do ser humano, de plantas e animais.

Apresentou como exemplos de plantas, frutícolas e hortícolas, que são mais tolerantes à escassez hídrica pelo seu desenvolvimento carecer de quantidades reduzidas água, a figueira, a oliveira, a amendoeira e a alfarrobeira.

A desertificação é a perda da capacidade de renovação biológica das zonas áridas, semi-áridas e sub-húmidas, por ação humana ou variação climática e que a seca é um fenómeno natural onde se regista um défice de água por um extenso período de tempo, com danos na agricultura, pesca e no habitat dos seres vivos, entre outros.

A desertificação e a degradação dos solos afetam um terço da superfície da Terra, ameaçando os meios de vida, o bem-estar e o desenvolvimento de pelo menos mil milhões de seres humanos que confrontados com longos períodos de seca, fome e pobreza crescente, não têm outra alternativa senão abandonar as suas terras. Estima-se que 24 milhões de pessoas em todo o mundo tenham migrado devido a problemas ambientais.

Este dia é comemorado com o objetivo de lembrar que a desertificação pode ser combatida através da luta contra as alterações climáticas, contribuindo assim para inverter a desertificação, aumentar a produtividade agrícola, atenuar a pobreza e reforçar a segurança a nível mundial.

Tratando-se da última sessão do PROGRAMA 5 AO DIA no ano letivo de 2017/2018, foi assinalado o sucesso atingido pelo PROGRAMA, que já vai na sua 8ª edição, a Direção da MARB, S.A. deu nota do especial envolvimento e colaboração dos responsáveis da Câmara Municipal de Braga, com especial agradecimento ao pelouro da Educação e Cultura liderado pela Sra. Vereadora Dra. Lídia Dias, que em estreita colaboração operacional com as escolas e disponibilizando recursos técnicos e o transporte às crianças, muito contribuiu para o cumprimento dos objetivos pretendidos com o PROGRAMA 5 AO DIA e para a elevada abrangência do mesmo.

É de salientar que neste ano letivo de 2017/2018, participaram no PROGRAMA 5 AO DIA do MARB cerca de1.800 crianças pertencentes a escolas do concelho de Braga, Amares e Terras de Bouro, sendo que no total das oito edições do PROGRAMA, anos letivos de 2010/2011 a 2017/2018, o PROGRAMA 5 AO DIA já chegou a cerca de 13.170 crianças.

Salientou-se o empenho dos operadores do MARB: Frutas Queirós & Filhos, Lda.; NFrutas e Legumes, Lda.; ABF – Comércio de Frutas, Lda. e Frutas S. Bento, que, quer através da disponibilização dos seus espaços no Mercado e participação em algumas das atividades, quer através do patrocínio das T-Shirts que foram distribuídas às crianças, acarinharam e participaram nesta iniciativa de responsabilidade social que é o PROGRAMA 5 AO DIA.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.