Correio do Minho

Braga,

- +
Programa 5 AO DIA assinala Dia Mundial da Diabetes com Ação de Sensibilização
Montalegre em 1 milhão de selos

Programa 5 AO DIA assinala Dia Mundial da Diabetes com Ação de Sensibilização

Póvoa de Lanhoso promove Sorteio de Natal para dinamizar comércio

Programa 5 AO DIA assinala Dia Mundial da Diabetes com Ação de Sensibilização

Braga

2019-11-15 às 18h11

Redacção Redacção

Dados da DGS indicam que, em Portugal, estima-se que a diabetes afete 13,3% da população com idades entre os 20-79 anos, das quais 44% desconhecem ter a doença e que diariamente são diagnosticados com diabetes em Portugal cerca de 200 novos doentes. Estima-se que a diabetes afete mais de 1 milhão de portugueses enquanto a «pré-diabetes» afetará cerca de 2 milhões.

Realizou-se no Mercado Abastecedor da Região de Braga (MARB) a 6ª e 7ª sessão, do ano letivo 2019/2020, do PROGRAMA 5 AO DIA, nesta que já é a sua 10.ª edição, a qual contou com a participação dos alunos do 4º ano do 1º ciclo do Ensino Básico da Escola EB Quinta da Veiga, do concelho de Braga, acompanhados pelos professores Clarice Fonte, Cláudia Palmeira e Octávio Veloso, e dos alunos do 5º ano do 2º ciclo da Escola EB 2/3 de Amares acompanhados pelos professores José Mendes e Henrique Pinto.
As atividades que constituem a matriz-base do PROGRAMA 5 AO DIA - “Sementeira de leguminosas”; “Elaboração de salada de frutas”; “Visualização de uma história Nutri Ventures – O Reino Laranja”; “Visita ao Mercado Abastecedor”, foram desta vez adaptadas e enriquecidas com dinâmicas lúdico pedagógicas, como forma de assinalar o Dia Mundial da Diabetes, celebrado no dia 14 de novembro.
A equipa de monitores do Programa 5 ao Dia abordou esta temática com o objetivo de sensibilizar e informar as crianças sobre em que consiste esta doença, que tipos de Diabetes existem, quais as principais causas e sintomas, bem como quais os comportamentos preventivos a adotar.
Dados da DGS indicam que, em Portugal, estima-se que a diabetes afete 13,3% da população com idades entre os 20-79 anos, das quais 44% desconhecem ter a doença e que diariamente são diagnosticados com diabetes em Portugal cerca de 200 novos doentes. Estima-se que a diabetes afete mais de 1 milhão de portugueses enquanto a «pré-diabetes» afetará cerca de 2 milhões.
O Relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) sobre saúde refere que Portugal é o país da Europa com a mais alta taxa de prevalência da doença, sendo que o tratamento e as respetivas complicações representam cerca de 10% da despesa em saúde o que corresponde a cerca de 1% do PIB nacional.
Neste contexto, as crianças foram informadas de que a Diabetes é uma doença crónica caracterizada pelo aumento dos níveis de açúcar no sangue, a hiperglicemia, e que os principais tipos de diabetes existentes são o Tipo 1, que ocorre geralmente em crianças ou adultos jovens, e o Tipo 2 que ocorre normalmente após os 40 anos, mas que, no entanto, tem-se verificado a existência de cada vez mais crianças a desenvolver este tipo de diabetes devido à obesidade, à redução de atividade física e a hábitos alimentares e a estilos de vida não saudáveis.
As crianças foram assim alertadas para os sintomas da Diabetes, tais como, sede anormal e secura da boca; micção frequente; cansaço e falta de energia; fome constante; perda de peso súbita; feridas de cura lenta; infeções recorrentes e visão turva por forma a estarem vigilantes e assim, se for o caso, a família intervir numa fase ainda precoce da doença.
Por fim, a equipa de monitores deu ainda alguns conselhos às crianças sobre como prevenir o aparecimento desta doença, tais como, fazer uma alimentação completa, variada e equilibrada, rica em frutas e legumes, tendo em conta os princípios fundamentais da Roda dos Alimentos; comer várias vezes ao dia, pelo menos de 3 em 3 horas, fracionando assim o dia alimentar em várias refeições: pequeno-almoço, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia; mastigar bem os alimentos por forma a facilitar a digestão e a aumentar a saciedade prevenindo assim um aumento muito rápido da glicémia e a praticar regularmente exercício físico.
Recorde-se que o PROGRAMA 5 AO DIA tem como principal objetivo a promoção do consumo diário de 5 porções de frutas e hortícolas junto de crianças em idade escolar como forma de potenciar hábitos alimentares saudáveis. Este programa é da responsabilidade da Associação 5 AO DIA, sendo coordenado na região Norte pelo MARB e pela Câmara Municipal de Braga em articulação com a DSRN - Direção de Serviços da Região do Norte, a DRAPN – Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte, a ARSNorte – Administração Regional de Saúde do Norte, a Universidade do Minho e a Escola Superior Agrária de Ponte de Lima.
Na próxima quarta e quinta-feira, dia 20 e 21 de novembro, ocorrerá a 8ª e 9ª sessão que contará com a participação dos alunos da escola EB S. Lázaro, do concelho de Braga, bem como dos alunos da escola EB de Freiriz, do concelho de Vila Verde.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.