Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Procissão de S. Gualter ‘chama’ milhares às ruas de Guimarães
PS acusa “falta de coordenação” nas obras municipais

Procissão de S. Gualter ‘chama’ milhares às ruas de Guimarães

Exposição "O Xaile no Traje" de Ivo Rua na Loja Interativa de Turismo de Ponte da Barca

Procissão de S. Gualter ‘chama’ milhares às ruas de Guimarães

Vale do Ave

2019-08-05 às 10h21

Miguel Viana Miguel Viana

Centro da cidade encheu-se de pessoas, muitas delas turistas, que assistiram um dos momentos altos da religiosidade popular.

Citação

Milhares de pessoas assistiram, ontem à tarde, à procissão em honra de S. Gualter, integrada nas Festas Gualterianas.
A procissão foi organizada pela Venerável Ordem Terceira de S. Francisco/Irmandade de S. Gualter e percorreu as principais ruas do centro da cidade - berço.

A procissão em honra do santo saiu da Igreja de S. Francisco, por ser aí que se encontram depositadas as ossadas de S. Gualter. “Desde que fizemos esta descoberta histórica dos ossos de S. Gualter, a procissão passou para aqui (Igreja de S. Francisco). S. Gualter nunca saiu daqui. Quebramos a ideia de que a irmandade saiu daqui. Esta é a casa de S. Gualter, discípulo de S. Francisco”, explicou André Morais, organizador da procissão.
O historiador assegurou que a procissão tem algum rigor histórico. “O andor grande assinala o culto que ainda existe a S. Gualter. O Busto relicário, original do século XVI levava a relíquia do santo, e usamos a imagem de vestir, onde encontramos os restos mortais de S. Gualter”, explicou André Morais.

O presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, associou-se à procissão, por considerar que se trata de um momento alto da religiosidade do povo vimaranense.
“É uma procissão de celebração e de festividade do padroeiro das festas (Gualterianas) e que sai da Igreja de S. Francisco, que é a sua casa”. O autarca destacou a presença de “centenas de milhares de pessoas que têm estado aqui nas nossas Festas. As ruas estão cheias de gente”, disse Domingos Bragança. As Festas Gualterianas decorrem sempre no primeiro fim-de-semana de Agosto, desde 1906. Este ano tiveram início no passado dia 2 e terminam hoje.

Marcha Gualteriana conta com a presença de 10 carros alegóricos

As Festas Gualterianas chegam hoje ao fim, com a realização um dos pontos altos do evento. A Marcha Gualteriana têm início às 22 horas, sendo que o ínício da iniciativa será anunciado com o repicar simultâneo dos sinos das igrejas da cidade de Guimarães. O repicar dos sinos substitui a girândola do fogo, e permite tocar o Hino da Cidade de Guimarães.
A edição deste ano conta com 10 carros de diferentes temáticas: Cidade de Guimarães, Princesa Elena de Avalor, Escuteiros – 50 Trilhos à Descoberta, Alentejo uma Paixão, 30 anos Oficina, Mitologia Nórdica, Wall Street - Centro Financeiro dos Estados Unidos, Istambul, 125 anos da Sociedade Musical de Pevidém e o mítico Balonas.

Tudo isto, indica Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, são motivos para que milhares de pessoas saiam à rua na última noite das Festas Gualterianas.
“Espero que a Marcha Gualteriana seja o evento maior das festas. Os obreiros das festas (que fizeram os carros alegóricos) são artistas, com um grande talento. Têm uma dezena de carros excepcionais, sobre temas da cidade, e temos melhorado muito os números vivos que fazem a graça da Marcha Gualteriana. Tenho a certeza que vai ser uma Marcha excepcional”, apontou o autarca vimaranense.
Domingos Bragança convidou todos os vimaranenses e visitantes “a virem à Marcha Gualteriana. Somos muitos mais do que as 160 mil pessoas do concelho a assistirem a estas festas populares”, disse o autarca.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho