Correio do Minho

Braga, terça-feira

Praça do Artesão homenageia trabalho dos artesãos locais
Montalegre já trabalha para época tranquila

Praça do Artesão homenageia trabalho dos artesãos locais

“Estou mais maduro e acho que as coisas vão correr bem”

Braga

2019-06-15 às 06h00

Paula Maia

São várias as colectividades presentes neste novo espaço, situado no Largo de São João, onde o artesanato estará em destaque, com particular incidência na concepção de dos instrumentos musicais.

É uma das novidades da edição deste ano das Festas de S. João e promete criar uma nova centralidade dentro do programa, elevando as tradições concelhias no que ao artesanato diz respeito, nas suas várias dimensões.
Localizado no Largo do S. João, a Praça do Artesão abraça várias colectividades locais, nomeadamente o Grupo Dr. Gonçalo Sampaio, a Project’Arte na Tradição, a Associação Ida e Volta, a Artimusica, o Museu dos Cordofones e o projecto Sond’Art.

O fabrico dos instrumentos de cordas, com relevo especial para o cavaquinho e a viola braguesa, assim como os instrumentos de percurssão vão estar em destaque neste novo espaço, mas não só. Por exemplo, a Associação Ida e Volta dá a conhecer também o processo de concepção dos famosos gigantones e cabeçudos.
“Este vai ser um espaço de muita animação”, garantiu ontem, na sessão inaugural, o presidente da associação de festas, Firmino Marques, adiantando que este novo espaço traduz uma descentralização das actividades que se centravam muito na Avenida Central, no centro histórico e no Parque da Ponte.

Firmino Marques realçou a Praça do Artesão constitui também uma homenagem aos muitos artesãos bracarenses que tem levado o nome de Braga pelos quatro do mundo através da musicalidade”, sem esquecer ainda os lenços dos namoradores e a etnografia que chegam a este espaço pelas mãos do Grupo Dr. Gonçalo Sampaio, o rancho mais antigo da cidade.
Além de apresentar os instrumentos com que trabalham, as colectividades aqui repesentadas vão também dar a conhecer aos visitantes as etapas da construção dos mesmo, como por exemplo. Para já estão agendadas visitas ao local de várias associações concelhias.
Ao CM, Firmino Marques diz que estes é uma aposta que será mantida nas próximas edições das Festas de S. João.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.