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Povoenses bebem água de qualidade reconhecida

Cávado

2019-11-20 às 20h10

Redacção Redacção

“Esta distinção vem confirmar que os povoenses têm acesso a água da rede pública com qualidade”, destaca o presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Avelino Silva.

A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso é uma das entidades gestoras de abastecimento de água que vai ser premiada pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) com o selo de “qualidade exemplar de água para consumo humano”.

“Esta distinção vem confirmar que os Povoenses têm acesso a água da rede pública com qualidade”, destaca o presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Avelino Silva.
Para o autarca, trata-se ainda da “cereja no topo do bolo”, pois vem juntar-se a um dos mais volumosos investimentos de que há memória no concelho da Póvoa de Lanhoso, um valor total global muito perto dos 4 milhões de euros. “Concluímos recentemente as obras de abastecimento de água e saneamento, que nos seria impossível realizar sem fundos comunitários, mas que nos permitiram chegar a uma taxa de cobertura de 90 por cento, em água. Podemos concluir que são boas notícias para os Povoenses: temos as infraestruturas e temos qualidade no fornecimento de um bem essencial”.

Os Prémios e Selos dos Serviços de Águas e Resíduos são uma iniciativa da ERSAR, em parceria com o jornal Água&Ambiente. A entrega está marcada para 10 de dezembro.
Identificar, distinguir e divulgar casos de referência relativos à prestação dos serviços de abastecimento público de água, saneamento de águas residuais urbanas e assim contribuir para a melhoria dos setores são os objetivos desta iniciativa.

As 69 entidades a distinguir asseguraram, no último ano de avaliação regulatória, um serviço de especial qualidade, de entre outros aspetos, verificando cumulativamente todos os critérios quantitativos previstos no regulamento e após análise qualitativa pelo júri sobre o serviço prestado, analisando aspetos ligados à governança, ao cumprimento das obrigações legais, à conduta perante o regulador e a ocorrências significativas com impacte no serviço prestado.

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