Correio do Minho

Braga, terça-feira

População aprova cooperação transfronteiriça Cerveira/Tomiño
Investigação vale quase tanto para a UMinho como o Orçamento de Estado

População aprova cooperação transfronteiriça Cerveira/Tomiño

Valeria Arno arrasa nas redes sociais

Alto Minho

2018-07-28 às 13h00

Redacção

Mais de mil habitantes dos dois municípios considera que a realização de acções conjuntas contribui para a melhoria da qualidade de vida dos munícipes.

Cerca de 1100 residentes em Vila Nova de Cerveira e de Tomiño (na Galiza) aprovaram as iniciativas de cooperação entre os dois municípios transfronteiriços.
A consulta à população das duas margens do rio Minho decorreu entre os meses de Dezembro do ano passado e Fevereiro deste ano, através da distribuição voluntária de dois mil inquéritos em vários espaços, e dirigidos a cidadãos maiores de 16 anos. O objectivo foi o de perceber o impacto da cooperação transfronteiriça no dia a dia.
Três em cada quatro cerveirenses e tomiñenses conhecem a dinâmica de cooperação transfronteiriça promovida entre Cerveira e Tomiño, acreditando que além de consolidar as relações sociais e institucionais entre ambos os concelhos, fomenta o sentimento de que ‘todos somos europeus’ contribuindo para a melhoria das condições de vida dos habitantes desta zona.

Viver num território transfronteiriço apresenta-se como um espaço de oportunidade e não de dificuldade para 96,6 por cento dos inquiridos, e a partilha de serviços e equipamentos municipais é uma das variáveis reconhecida. Dos 11 serviços que suscitam partilha comum, os 1100 entrevistados pontuaram com médias superiores a 8, ou seja, todos são conhecidos e bem aceites.
Entre as três opções consideradas prioritárias consta a Piscina Municipal de Vila Nova de Cerveira, o programa conjunto para crianças e o programa de apoio à criação de empresas.
As respostas foram monitorizadas por uma empresa certificada que apresenta um erro de amostra de 2,94 por cento para um nível de confiança de 95,5 pontos percentuais.

No total, os inquéritos eram compostos por 26 questões de resposta rápida, para estudar o grau de conhecimento e as características da procura de equipamentos de uso comum, obtendo informação privilegiada para actuação futura.
A Agenda Estratégica para a Cooperação Transfronteiriça Amizade Cerveira-Tomiño tem como finalidade aprofundar o fortalecimento das relações e consequente melhoria das estruturas em funcionamento, delineando a actuação futura e indo de encontro aos interesses e aspirações das suas populações.
A Agenda apela ainda aos conceitos de cidadania e participação pública.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.