Correio do Minho

Braga, terça-feira

‘Pequenos Agricultores’ aprendem técnicas para um mundo sustentável
Famalicão promove mega campanha de adoção de árvores

‘Pequenos Agricultores’ aprendem técnicas para um mundo sustentável

Guimarães alarga sistema PAYT e potencia recolha selectiva

Braga

2018-07-17 às 06h00

Marta Amaral Caldeira

A iniciativa ‘Pequenos Agricultores’ convida a uma visita ao Nova Arcada, que, na praça central, tem montada uma autêntica quinta, onde os mais novos podem ter experiências ligadas ao mundo rural.

A iniciativa ‘Pequenos Agricultores’ está de volta e desta vez com uma grande quinta instalada em plena praça central do centro comercial Nova Ar- cada para ensinar aos mais novos e também recordar aos mais velhos como é feita a agricultura.
A pequena Mariana, de apenas três anos, foi uma das primeiras a entrar para dentro da quinta para partilhar com a prima experiências variadas a partir dos seus espaços diferenciados, desde o celeiro à horta e moinho.
Motivar desde tenra idade para a questão da sustentabilidade e para a importância de cada um desenvolver no futuro a sua própria horta biológica, bem como atitudes e práticas sustentáveis é o grande objectivo deste projecto, que arrancou ontem e que se prolonga até ao próximo dia 15 de Agosto, todos os dias, entre as 11 e as 20 horas.

Trata-se, no fundo, de, através de uma forma divertida, capacitar as crianças a pensar mais saudável e a viver melhor. Isso mesmo foi destacado por Ana Marta Brito, mãe da pequena Mariana.
“Penso que este é um estímulo para no futuro as crianças poderem vir a projectar a sua própria hora comunitária - que é algo em que eu, por exemplo, já participo, e, por outro lado, penso que este género de actividades para os mais novos é uma excelente forma de os ensinar a perceber melhor que os frutos, vegetais e legumes não vêm da prateleira do supermercado, mas sim da terra e do cultivo”, referiu à reportagem do jornal ‘Correio do Minho’.
Também a francesa Corine Rodrigues, casada com um português, de Moure, Vila Verde, monitorizava a neta, Luciana, que se mostrava super contente por poder meter ‘mãos à obra’ e cultivar na terra alguns produtos hortícolas.
“Gosto muito de Portugal, venho cá todos os anos passar férias e gosto muito deste espaço comercial, que tem sempre actividades para as nossas crianças”.

José Barros, director adjunto do centro comercial, explicou que ter actividades para as crianças e para as famílias é uma as preocupações sempre presentes no plano de actividades anual, seja no Natal, Páscoa ou mesmo no Verão.
“Desta vez o foco é na sustentabilidade, no reforço da ideia de que é muito importante o recurso às energias renováveis, acompanhada da redução do consumo energético e reciclagem”, frisou, indicando que estes conceitos estão presentes nesta iniciativa dos ‘Pequenos Agricultores’, embora, claro está, sempre dentro de uma perspectiva lúdica e de lazer.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.