Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Paulo Cunha diz que futuro do têxtil passa pela “inovação”
Dois autocarros elétricos reforçam frota municipal

Paulo Cunha diz que futuro do têxtil passa pela “inovação”

Curso da UMinho coloca desenvolvimento urbano sustentável na agenda

Paulo Cunha diz que futuro  do têxtil passa pela “inovação”

Vale do Ave

2018-07-14 às 12h00

Marta Amaral Caldeira Marta Amaral Caldeira

O presidente da Câmara de Vila Nova de Famalicão visitou, ontem, junto com o IAPMEI e AICEP, a empresa Westmister, que em menos de dois anos já ganhou nome internacional.

Citação

São meias de “alta qualidade”, mas a grande diferenciação está no seu design arrojado para os mais atrevidos ou simplesmente para o homem que gosta de estar mais na moda. Às riscas, com bicicletas ou joaninhas estampadas, as colecções da empresa famalicense Westmister estão a conquistar o mundo. Paulo Cunha, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, foi, ontem, visitar a start up, nascida no universo Famalicão Made-In, classificando-a como “um excelente exemplo” do que se pretende para o têxtil do futuro.
Com colecções Primavera/Verão e Outono/Inverno que já marcam tendências nos principais mercados europeus e que em breve partem também à conqista do mercado americano, a marca Westmister tem presença em 60 pontos de venda nacionais e em 15 espaços comerciais pela Europa e América-Latina, tendo inclusivamente sido escolhida pelo primeiro-ministro António Costa para presentar o primeiro-ministro do Canadá.
Em 2017, a empresa já facturou 60 mil euros, produzindo, em média, mais de 15 mil pares por ano e fabricando 40 modelos por colecção. No mercado já foram colocados mais de 100 modelos para agradar a todos os ‘gostos e feitios’.
“A Westmister é um sinal claro de que àquilo que sempre fomos em Famalicão no têxtil, há muito ainda que podemos acrescentar àquilo que somos hoje e que seremos no futuro”, destacou o autarca famalicense, Paulo Cunha, indicando a start-up como “um dos melhores exemplos para sinalizar o enorme potencial de crescimento que temos”, numa área em que à partida ninguém diria que poderia inovar, mas que soube surpreender o mercado.
“Não basta produzir um produto de qualidade. É preciso também ter uma abordagem acertada ao mercado”, assinalou o presidente da câmara, apontando que se pode fazer no têxtil, a partir da criatividade e inovação.
Neste momento com os olhos postos na internacionalização, Luís Campos, o mentor do projecto Westmister, que se confessa ‘apaixonado pelo mundo da moda’, contou que o sonho nasceu no seio da sua família, já com uma empresa na área - um conhecimento e experiência que soube aproveitar para levar avante o seu próprio projecto, apresentando ao mundo meias de alta qualidade e design diferenciado que acaba num elegante packaging para um cliente dos 20 aos 60 anos num segmento médio-alto.
Depois de uma colecção apresentada na Moda Lisboa desenhada pelo estilista Nuno Gama, a Westmister, de fabrico 100% português, estreou-se recentemente no International Business Festival em Liverpool (RU), em breve ruma a Nova Iorque (EUA) e em Setembro apresenta-se em Madrid (Espanha).
A visita foi ontem acompanhada por Jorge Oliveira, do IAPMEI e Paula Alves, da AICEP, que destacaram o carácter “inovador” do projecto famalicense.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho