Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
Pais e filhos unidos em defesa do planeta
Guimarães assinou manifesto de adesão “Autarquias sem Glifosato” da QUERCUS

Pais e filhos unidos em defesa do planeta

Esposende Ambiente incentiva separação de resíduos

Pais e filhos unidos em defesa do planeta

Braga

2019-03-19 às 07h00

Isabel Vilhena Isabel Vilhena

A sustentabilidade do planeta, em particular dos rios e oceanos é o tema do projecto do Centro Escolar da Naia e que serviu de inspiração para a actividade do Dia do Pai que se realiza hoje.

“Pai é de pequenino,
Que se aprende a reutlizar
Contigo ao meu lado
O planeta vamos melhorar”.

Esta pequena quadra acompanha a garrafa enrolada num fio colorido numa espécie de união entre pais e filhos e com uma mensagem clara da necessidade de reutilizar os materiais.
Ora, este “miminho” foi carinhosamente preparado pelas crianças do Centro Escolar da Naia para presentear os pais no do Dia de S. José que se assinala hoje.

“A prendinha é alusiva ao nosso projecto do Agrupamento de Escolas de Maximinos que se prende com a defesa do planeta, cujo mote é: ‘Se os rios e os mares poluíres, os peixinhos vão fugir” explicou Sofia Matos, educadora de infância no Centro Escolar da Naia.

O entusiasmo de fazer a prenda para o pai era visível no rosto das crianças que prepararam com bastante entusiasmo e dedicação o presente para oferecer ao pai.
Cada criança usou uma garrafa, reutilizando o vidro, envolvendo-a num cordão colorido à escolha de cada um, acompanhada de um pequeno desenho da Terra e uma mensagem alusiva à sustentabilidade do planeta.
Neste Dia de S. José, os pais são convidados a participar num actividade na escola que consiste em pescar “um peixe” que contém uma “mensagem” indicando a tarefa que o pai vai fazer com o filho.

“A actividade é relacionada com o projecto. Vamos ter uma piscina pequena insuflável onde haverá peixinhos que eles vão ter que pescar no mar saudável e cada peixinho tem uma tarefa, como por exemplo: ‘Pai dá-me um abraço’ ou ‘Vem jogar a bola comigo’ e eles vão ter que realizar essa tarefa aqui no jardim”. No final, os pais recebem a garrafa, carinhosamente, elaborada pelos filhos e um postal alusivo ao Dia do Pai. A encerrar a actividade, haverá bolo (em forma de peixinho) para todos.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.