“Queremos um Gil Vicente capaz de fazer valer o factor casa”
2019-08-16 às 08h09
Foi convidada para realizar o concerto de fim de ano na China, mas carece de 50 mil euros para fazer face a toda a logística com a deslocação. População é convidada a contribuir com donativos e a comparecer no concerto de 10 de Novembro.
A Orquestra Filarmónica de Braga está a realizar uma campanha de angariação de fundos para ajudar na deslocação à China, para onde foi convidada para um concerto de fim de ano.
O convite para levar até à China o ‘Concerto de Fim de Ano Novo - Strauss & Friends’ surgiu da visualização dos vídeos colocados pela orquestra no ‘Youtube’.
O maestro da Orquestra Filarmónica de Braga, Filipe Cunha, revelou que o convite para actuar em seis cidades chinesas “é o reconhecimento internacional do nosso trabalho”. O maestro acrescentou que serão interpretados “temas de Strauss e de outros músicos conhecidos”.
Filipe Cunha revelou ainda que a Orquestra Filarmónica de Braga é primeira orquestra portuguesa a actuar na China, particularmente na Província de Guan Dong. “Nos nossos concertos levamos o nome da cidade a muitos lados. Esta é mais uma oportunidade para levarmos o nome da cidade além fronteiras”, considerou Filipe Cunha.
A deslocação dos cerca de 60 músicos à China está orçada em cerca de 50 mil euros, uma valor acima da verba já conseguida pela Orquestra Filarmónica de Braga.
Nesse sentido, a orquestra lançou um desafio à sociedade bracarense, pedindo ajuda financeira para suportar esta viagem.
“Gostaríamos de pedir à cidade que nos ajude nesta deslocaçao. Já temos o apoio da Câmara Municipal de Braga e das embaixadas, mas precisamos de mais”, adiantou o maestro.
Filipe Cunha incentiva os bracarenses a fazerem os seus donativos através do IBAN da conta que pode ser indicado pela Associação Cultural Grupo Canto Daqui ou pelo MBWAY.
Uma das formas através das quais a orquestra pretende obter mais verbas é através de concertos, como o que está marcado para o dia 10 de Novembro, no Altice Forum Braga. “Vai ser um concerto onde vamos ter como convidado um maestro chinês e a receita da bilheteira vai reverter a favor dessa nossa viagem à China entre 26 de Dezembro deste ano e 7 de Janeiro de 2020”, anunciou, a propósito, Filipe Cunha. A verba total tem de ser angariada até ao próximo mês de Outubro.
Para o maestro da Orquestra Filarmónica de Braga, esta deslocação à China pode ser o início de um intercâmbio com orquestras chinesas, pelo que desafia “as empresas que queiram fazer publicidade na China a apoiar-nos”.
Filipe Cunha fez questão de salientar que apesar de estar a decorrer esta campanha, o grande objectivo da orquestra é “dar oportunidade aos jovens músicos em início de carreira mostrarem as suas competências. “Essa é a nossa missão mais importante”, garantiu o maestro.
15 Dezembro 2019
15 Dezembro 2019
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Deixa o teu comentário