Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
OP Escolar leva novos equipamentos à EB 2/3 André Soares
“O favoritismo é 50/50”

OP Escolar leva novos equipamentos à EB 2/3 André Soares

Vizela moderniza Parque das Termas

OP Escolar leva novos equipamentos à EB 2/3 André Soares

Braga

2018-09-14 às 15h11

Redacção Redacção

Pórticos desportivos visam combater sedentarismo entre os alunos

Citação

Os alunos da escola EB 2/3 André Soares contam agora com quatro novos pórticos desportivos. Este foi um dos projectos vencedores do Orçamento Participativo Escolar de 2018, que visa combater o sedentarismo e estimular a actividade física e convívio saudável entre a comunidade educativa.
“É com enorme satisfação que vemos uma iniciativa que lançamos há quatro anos trazer melhorias nas escolas do Concelho. O Orçamento Participativo (OP) é um instrumento que já existe em muitas cidades no qual que é dada a oportunidade aos cidadãos de ajudarem a Câmara Municipal a escolher e financiar as iniciativas ou projectos a desenvolver no território”, referiu Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, durante a inauguração do ‘Parque André Soares’, que decorreu esta Sexta-feira, 14 de Setembro.
À semelhança do que acontece no OP geral, a comunidade escolar Bracarense é chamada a gerir uma parte do orçamento municipal, apresentando projectos e iniciativas que, ao serem seleccionadas podem fazer a diferença em cada estabelecimento escolar.
O projecto hoje inaugurado foi idealizado por Tiago Pinto, um ex-aluno da EB 2/3 André Soares que, desta forma, pretende ‘desligar’ as crianças do mundo virtual e dos telemóveis, para passarem a ter momentos activos e saudáveis durante o recreio. “É este o espírito do OP, incutir nos cidadãos valores de cidadania participativa com a consciência de que todos podemos fazer a diferença. Este projecto do Tiago é a demostração dessa cidadania em prol dos outros uma vez que apresentou uma ideia e não vai usufruir dela por já não ser aluno desta escola”, enalteceu Ricardo Rio.
Também a vereadora da Educação enalteceu a participação e a adesão da comunidade educativa ao OP Escolar com o objectivo comum de construir uma escola melhor. “A escola constrói-se com todos. Não pode haver barreiras ou fronteiras, por isso, temos que estreitar laços para resolver os problemas que, com vontade e bom senso, podem ser resolvidos”, sustentou Lídia Dias, lembrando que com o OP Escolar “estamos a criar cidadãos participativos e cada vez mais atentos ao mundo que nos rodeia”.
Essa “quebra de barreiras” ficou ainda mais demonstrada fruto de um projecto de colaboração entre a Junta de Freguesia de S. Victor e as Eco-Escolas que, através da recolha de 180 kg tampinhas ofereceu uma cadeira de rodas à EB 2/3 André Soares, uma escola localizada na União de Freguesias de S. Lázaro e S. João Souto.
“Para a acção social não podemos ter fronteiras e não podemos ficar fechados na nossa Freguesia. Com a ajuda da comunidade, esta acção transformou tampinhas e lixo reciclável, num equipamento que está à disposição de quem precisar”, explicou Ricardo Silva, presidente da Junta de Freguesia de S. Victor.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho