Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Obras de reabilitação do molhe Norte em execução até Fevereiro de 2020
Dia Mundial da Água convida a desfrutar das Sete Fontes

Obras de reabilitação do molhe Norte em execução até Fevereiro de 2020

Recorde de golos difícil mas possível

Obras de reabilitação do molhe Norte em execução até Fevereiro de 2020

Cávado

2019-09-01 às 08h00

Redacção Redacção

Trabalhos da segunda fase já estão a decorrer e têm um prazo de execução de cinco meses. Intervenção de 1,5 milhões de euros vai permitir melhorar o acesso às instalações portuárias e as condições da Restinga.

Citação

Já estão em curso as obras da segunda fase da reabilitação do molhe Norte da foz do rio Cávado. Os trabalhos estão a cargo da Sociedade Polis Litoral Norte e correspondem a um investimento de 1,5 milhões de euros, financiados em 75 por cento pelo POSEUR (Programa Operacional para a Sustentabilidade e Uso Eficiente de Recursos). Os restantes 25 por cento são suportados pela Sociedade Pólis Litoral Norte.
Os trabalhos devem estar concluídos dentro de cinco meses e pretendem acautelar a sustentabilidade da restinga do Cávado, potenciando as condições de acesso às instalações portuárias existentes.
O troço a reabilitar desempenha três importantes funções, nomeadamente o encaminhamento das correntes do estuário do Cávado, a protecção da marginal da cidade em relação à agitação marítima e a contenção da zona inundável compreendida entre a obra e a marginal.
Esta intervenção consiste, fundamentalmente, na reabilitação desta estrutura, mantendo o seu comprimento, tipo de estrutura e implantação.
O presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, sublinha a importância desta intervenção, quer por motivos de segurança da cidade quer para segurança das embarcações. Sublinha que, este executivo sempre foi sensível às questões da classe piscatória, razão pela qual se empenhou na dragagem da doca de pesca e, agora, na intervenção de reabilitação da doca, cujo investimento global se cifra em cerca de um milhão e quatrocentos mil euros. Esta obra inclui a instalação de um guincho na rampa-varadouro, beneficiação das plataformas flutuantes e das pontes de acesso pedonal e e colocação de uma plataforma flutuante para armazenamento exterior e aprestos de pesca. A obra inclui, ainda, melhorias na iluminação pública e a instalação de um posto de abastecimento de combustíveis às embarcações, entre outras intervenções. Integrada nesta acção, procedeu-se, numa primeira fase, em 2016, à reabilitação do troço final do molhe Norte, numa extensão de 100 metros. Pretende-se agora completar a reabilitação do molhe paralelo à avenida marginal, na zona de enraizamento e no troço que garante a protecção da cidade de Esposende, o qual se apresenta muito degradado.
A embocadura do Cávado está fixada a Norte pelo molhe e delimitada a Sul pela restinga de Ofir, que separa o troço final do rio do mar e que constitui a protecção da frente urbana de Esposende contra as investidas do mar. A restinga de Ofir é uma formação frágil, pelo que, periodicamente, tem sofrido ropturas do seu troço, só corrigidas por intervenções de alimentação artificial.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho