Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Obra plástica de Mário Cesary em exposição na Casa dos Crivos
‘Março com Sabores do Mar’ com exposição em Esposende

Obra plástica de Mário Cesary em exposição na Casa dos Crivos

Enchente no fim-de-semana de arranque da primeira grande romaria povoense

Obra plástica de Mário Cesary em exposição na Casa dos Crivos

Braga

2018-07-16 às 13h00

Redacção Redacção

Até 9 de Setembro a Casa dos Crivos tem patente uma mostra da obra plástica de Mário Cesary elaborada com base numa selecção da colecção da Fundação Cupertino de Miranda.

Citação

A Casa dos Crivos tem patente a exposição ‘A Origem das Pequenas Invenções’ de Mário Cesariny, com curadoria de António Gonçalves. A mostra da obra plástica de Mário Cesariny oferece uma visão antológica com base numa selecção de obras da colecção da Fundação Cupertino de Miranda.
Embora Mário Cesariny tenha sido mais referenciado no âmbito da sua criação poética, não é contudo possível descurar a sua prestação plástica e este núcleo de obras é um testemunho do que foi essa sua intervenção - refere o município de Braga em nota à imprensa. “Trata-se de um autor que desenvolveu uma obra que demonstra uma enorme liberdade, leva-nos para territórios criativos onde o carácter experimental e informalista defendem a sua acção dentro do movimento surrealista”, acrescenta.

Esta mostra contempla, entre outros, os núcleos da pintura, desenho e colagens. No que concerne à pintura, as obras assumem um carácter experimental e informalista, onde são apresentados os aquamotos e peças com as experiências de tinta-da-China e vernizes. Uma conjugação desse informal com intervenção do autor numa articulação do acaso com um sentido mais objectivo.
No Desenho, as linhas vão-nos denunciando algumas das figuras que preenchem a sua obra, como o exemplo a ‘Menina Poesia’.

Na Colagem, revela-se a articulação da palavra com a imagem numa constante estruturação poético/visual num sentido mais provocatório.
O documentário ‘Autografia: um Retrato de Mário Cesariny’ encontra-se disponível para visualização no auditório da Casa dos Crivos, através de marcação em cultura@cm-braga.pt.
Trata-se de um documentário que retrata a vida, do percurso e individualidade do poeta e pintor surrealista Mário Cesariny. Documentário realizado por Miguel Gonçalves Mendes, vencedor do Prémio de Melhor Documentário Português no Festival DocLisboa 2004, Autografia pretende retratar, não o poeta e pintor Mário Cesariny, mas sim a sua vida, o seu percurso e a sua individualidade.
Realizam-se Visitas Guiadas à exposição, às quartas-feiras, às 17 horas, ou em outro dia e horário mediante marcação prévia em cultura@cm-braga.pt.
A visita poderá ser feita em português ou inglês.
A exposição estará patente ao público até ao próximo dia 9 de Setembro.
A entrada é livre.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho