Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +
Núcleo expositivo Alberto Sampaio na Oficina
Viana do Castelo investe 100 mil euros na Citânia de Santa Luzia

Núcleo expositivo Alberto Sampaio na Oficina

Quinto melhor ataque da fase de grupos e à procura de novo recorde na UEFA

Núcleo expositivo Alberto Sampaio na Oficina

Vale do Ave

2019-11-17 às 14h33

Redacção Redacção

O papel de Alberto Sampaio está a ser valorizado em Guimarães através de um Núcleo Expositivo, onde constam objectos da sua vida e fotografias que podem ser apreciados pelo público.

Está patente na Loja Oficina, Rua da Rainha D. Maria II, o núcleo expositivo dedicado a Alberto Sampaio. O espaço cultural foi inaugurada esta sexta-feira, dia em que se assinalou a data do seu nascimento (1841-1908) e nele é possível encontrar objectos e fotografias que levam ao encontro com o historiador naquela que foi, em tempos, a casa da sua família materna.

“Estamos a valorizar o papel Alberto Sampaio e a importância que teve para a cultura de Guimarães. Esta sala transforma-se no centro e acaba por fazer a ligação a outros espaços como o Museu Alberto Sampaio, a Avenida Alberto Sampaio e tudo isto vem confluir na vida de Alberto Sampaio em Guimarães”, assinalou a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Guimarães, Adelina Pinto, na cerimónia de inauguração da exposição, realizada na Loja Oficina.
Emília Nóvoa e Alexandre Martins sublinharam o “momento histórico” pelo regresso de Alberto Sampaio às origens.

O edifício foi recentemente recuperado pela Câmara Municipal de Guimarães e está neste momento transformado numa residência para investigadores, personificando desta forma também ao conhecimento.
Para além do núcleo expositivo permanente dedicado a Alberto Sampaio, na Loja Oficina é possível visitar exposições temporárias, bem como participar em oficinas de artesanato. Actualmente encontra-se ainda patente uma exposição da autoria de António Silva.
Com entrada livre, as exposições podem ser visitadas no horário de funcionamento da Loja, designadamente, de segunda-feira a sábado, entre as 10 e as 13 e entre as 14 e as 19 horas.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.