Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Novas tecnologias projectam o barroco para uma nova dimensão
Eco Parlamento reúne alunos de escolas públicas e um colégio

Novas tecnologias projectam o barroco para uma nova dimensão

‘A Loja dos Brinquedos’ promove respeito e valorização da diferença

Novas tecnologias projectam o barroco para uma nova dimensão

Alto Minho

2018-12-16 às 06h00

Teresa M. Costa Teresa M. Costa

Centro Interpretativo do Barroco, que ontem foi inaugurado em Arcos de Valdevez, cria um novo referencial na fruição do património, com recurso às novas tecnologias, e acrescenta mais um atractivo cultural e turístico ao concelho.

Citação

O Centro Interpretativo do Barroco, ontem inaugurado em Arcos de Valdevez, “marca, sem dúvida, uma nova abordagem na fruição do património” afirmou ontem o presidente da autarquia local, João Manuel Esteves.
No dia em que foi inaugurado o Centro que recuperou a Igreja do Espírito Santo e que traça uma nova rota do barroco no Alto Minho, o presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez destacou a inovação tecnológica deste projecto que representa um investimento total de 1, 1 milhões de euros.

Aliás, a inovação tecnológica pôde ser vivenciada durante a inauguração do Centro Interpretativo do Barroco com os visitantes a acompanhar o percurso com o ‘asinhas’ que permite ver, por exemplo, a recriação da construção do altar-mor do templo.
Além dos óculos de última geração, os visitantes podem projectar-se para diferentes pontos de interesse do monumento através dos tablets disponíveis no local ou simplesmente descarregando para o seu telemóvel a app que proporciona essa visita.

Está também disponível um ecrã táctil com um mapa interactivo que sinaliza os monumentos do barroco existentes no distrito de Viana do Castelo bem como as indicações para lá chegar.
O Centro Interpretativo ontem inaugurado passa a constituir a porta de entrada de uma rota do barroco no Alto Minho, realça João Manuel Esteves, que se congratula com a parceria estabelecida entre o Município de Arcos de Valdevez e a Direcção Regional de Cultura do Norte, que apoiou o projecto desde a primeira hora.
O autarca arcuense destacou também o apoio da Diocese de Viana do Castelo e da Fábrica da Igreja de Arcos S. Salvador que celebrou com o Município um contrato de comodato a custo zero que permitiu a candidatura a fundos comunitários para a concretização do projecto.

Outra dimensão evidenciada por João Manuel Esteves é a da valorização do património, através da recuperação de um imóvel de interesse público e do restauro do espólio artístico que este continha.
Com o Centro de Interpretativo do Barroco, Arcos de Valdevez ganha um novo atractivo cultural e turístico.
“Criamos mais um ponto de interesse para as pessoas virem ao concelho” afirmou o autarca local que assume que “a estratégia do município passa pelo desenvolvimento que conjuga a história com a modernidade, o passado com o futuro”.

Além de dar nova vida à Igreja do Espírito Santo, o novo equipamento comporta, também, uma nova dimensão social e cultural. “Vai haver uma agenda de eventos em torno do Centro Interpretativo” anuncia João Manuel Esteves.
Depois do concerto de piano de Rui Massena, ontem, vai cantar--se em coro na noite de Reis, avança o edil.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho