Correio do Minho

Braga,

Música d’Ponte cria pontes culturais e emocionais através da música
Em cinco anos Famalicão investiu mais de 10 milhões nas escolas do 1.º ciclo

Música d’Ponte cria pontes culturais e emocionais através da música

Mais de mil pessoas saborearam o caldo do pote em Sabariz

Braga

2018-09-09 às 06h00

Isabel Vilhena

Festival Música d’Ponte quer afirmar-se como um evento marcante no meio cultural de Braga, procurando estabelecer ‘pontes’ entre a música erudita e outros mundos musicais.

Esta festa da música é materializada através de uma programação diversificada, com apresentações de escolas de ensino artístico, música e de dança e uma oferta especial para os mas pequenos.
A vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Braga, Lídia Dias, realça a pluralidade de leituras e vivências, passando por escritores, ilustradores e palcos com diferentes propostas artísticas para todos os públicos. “Trata-se de um evento pensado para todos os públicos. Podem vir as famílias, seja os filhos com os pais ou os avós. Cultivar estas redes que são necessárias”, afirmou Lídia Dias.

“Um festival que criará pontes culturais e emocionais através da música”, assinalou a vereadora da Cultura, realçando o cenário “edílico” do parque da ponte que servirá de palco e inspiração aos artistas que vão dar “corpo e alma” ao evento. A responsável sublinha ainda que este evento “é também uma forma de dar oportunidade dos nossos jovens se relacionarem com nomes maiores da cultura nacional”.
Lídia Dias disse ao ‘Correio do Minho’ que é objectivo do município tornar o Parque da Ponte um ponto de passagem e paragem obrigatória dos bracarenses e de quem nos visita, mostrando o “quão bonito é este parque e as múltiplas coisas que aqui se podem fazer”.

Parque da Ponte acolhe mundos artísticos

O Parque da Ponte é palco, este fim-de-semana, da primeira edição do Festival Música d’Ponte, uma nova proposta cultural do município que pretende estabelecer pontes entre diferentes culturas e estilos musicais.
Assim, no quase centenário Parque da Ponte, o público poderá usufruir de um vasto leque de intérpretes, recitais, agrupamentos, ensembles instrumentais/vocais, acrescentando valor artístico à região, como 'As Vozes da Rádio', 'Miguel Guedes & Drumming', 'Orquestra Artave com Elisabete Matos' ou os Gaiteiros de Lisboa e, ainda, uma oferta dirigida aos mais pequenos com projectos pedagógicos, que convidam à interactividade com o público.
A festa da música contará ainda com apresentações de escolas de ensino artístico musical e de dança, exposições e expositores permanentes que dar um novo colorir ao Parque da Ponte.

“Pretendemos, acima de tudo, criar pontes artísticas entre os vários estilos de música, não só da erudita, mas também do pop, da tradicional ao jazz. O objectivo principal é trazer as pessoas ao Parque da Ponte para desfrutarem da natureza, da música da dança, da literatura, da pintura. Em suma, criar essas pontes entre as diferentes artes”, explicou Rui Gama, da direcção artística do Festival Música d’ Ponte que decorre este fim-de-semana.
O responsável adiantou ainda que a ideia deste festival é também “desmistificar a relação que se tem com a música erudita que, por vezes, se pensa que é elitista, mas a verdade é que é para todos os públicos. É música muito bem disposta e em comunhão com este magnífico espaço da cidade é óptimo para desfrutar sozinho, com amigos ou em família”.
Rui Gama acrescentou que até a temperatura está favorável, convidando a fruir do festival no parque. “Com a chuva que se fez sentir durante a madrugada, o ar fiou mais limpo, as cores mais vivas, os aromas vêm ao de cima e com a música tudo se conjuga”, assinalou Rui Gama, realçando que “vale a pena visitar o Parque da Ponte com concertos das 10 à meia-noite para todos os públicos”.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.