Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Município de Vila Verde quer Romaria do Alívio inventariada
Quadros bíblicos são “marca identitária” dos Passos de Celeirós

Município de Vila Verde quer Romaria do Alívio inventariada

Famalicão lança Prémio Literário Camilo Castelo Branco no valor de 7.500 euros

Município de Vila Verde quer Romaria do Alívio  inventariada

Cávado

2018-10-20 às 14h27

Redacção Redacção

O VIII encontro de Romarias do Minho realizou-se ontem na Casa do Conhecimento. Vila Verde quer Romaria do Alívio inventariada.

Citação

O Município de Vila Verde predente inscrever a Romaria de N. Sra. do Alívio no Inventário do Património Cultural e Imaterial. “É de extrema importância apostar no desenvolvimento socioeconómico e cultural, valorizar as características das romarias, que são de uma riqueza inegável”, destacou Júlia Fernandes, vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Vila Verde, durante o VIII Encontro das Romarias do Minho, realizado ontem na Casa do Conhecimento de Vila Verde.

“Temos, obviamente, a ambição de atrair mais turistas ao concelho e aumentar a auto-estima do nosso povo que tanto se identifica com estas romarias”, apontou a autarca, apelando à união dos municípios nesta área.
Júlia Fernandes ressaltou, ainda, que no âmbito do projecto de inventariação e valorização das romarias, “estamos a elaborar estudos que em muitas romarias nunca se tinham efectuado. Vamos descobrir histórias dos nossos antepassados que nunca foram desvendadas”.
O Encontro de Romarias do Minho teve como principal propósito esclarecer algumas dúvidas ligadas à noção de “património imaterial” e ao seu inventário, um procedimento que se encontra, ainda, numa fase incipiente, marcada por diversas dificuldades.

Adélia Santos, responsável por este projecto no Município de Vila Verde, ‘levantou o véu’ ao referir a pretensão de inscrever no Inventário do Património Cultural Imaterial, a Romaria de Nossa Senhora do Alívio, afirmando estar já no terreno a fazer o “trabalho de inventariação”.
“Com este encontro pretendemos reflectir sobre as dúvidas que existem em relação ao património imaterial e perceber o que pode ser melhorado neste projecto que já conta com três anos de existência”, referiu.
Investigadores convidados levaram a debate estudos formulados sobre algumas romarias do Minho, como a ‘Bugiada e Mouriscada do Sobrado’ de Valongo e a ‘Festa das Rosas’ de Vila Franca, Viana do Castelo.
O projecto Romarias do Minho é desenvolvido por vários municípios da região, com a participação de associações de festeiros e confrarias, tendo por objectivo de inscrever as festas no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade
Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho