Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
Município de Barcelos volta a aderir à Semana Europeia da Mobilidade
Associação Cultural da região de Cacheu recebida na Câmara Municipal de Viana do Castelo

Município de Barcelos volta a aderir à Semana Europeia da Mobilidade

Lar de D. Pedro investe no acolhimento de idosos

Município de Barcelos volta a aderir à Semana Europeia da Mobilidade

Cávado

2019-09-10 às 22h15

Redacção Redacção

Iniciativa decorre entre 16 e 22 de setembro com um vasto programa de atividades

O Município de Barcelos volta a aderir, este ano, à Semana Europeia da Mobilidade, uma iniciativa da Agência Portuguesa do Ambiente, cujo lema de 2019 é “Caminhar e Pedalar em Segurança”,  sob o slogan “Caminha connosco”.

O lema “Caminhar e Pedalar em Segurança” tem como objetivo a reflexão da variedade dos meios de transporte à disposição e da forma como eles podem ser combinados, atitudes essenciais para continuarmos a proteger o meio ambiente e a adotar hábitos de vida saudável que contribuem para uma melhor qualidade de vida, “mente sã, em corpo são”.

A iniciativa decorre entre 16 e 22 de setembro e compreende um conjunto de atividades organizadas pela Câmara Municipal, “com o objetivo de proporcionar aos cidadãos oportunidades para se deslocarem a pé, de bicicleta ou de transporte público, em vez de automóvel, permitindo uma descoberta da cidade, do património e dos seus habitantes, num ambiente mais saudável e sustentável”.

De realçar que de 16 a 22 de setembro, os munícipes podem utilizar o transporte urbano “BarcelosBus”, gratuitamente, das 7h00 às 20h30.

A palestra “Bicicletas como Usar - Direitos e Obrigações” marcará o arranque deste completo programa delineado pelo Município, no dia 16 de setembro, às 14h, no Auditório dos Paços do Concelho, destinada aos alunos do ensino secundário.

No dia 17, às 19h00, o programa Barcelos Saudável promove uma iniciativa de desporto de rua no Parque da Cidade; no dia 18, às 21h00, o Largo da Porta Nova será palco de uma caminhada noturna guiada pelo centro histórico da cidade de Barcelos.

No dia 19, das 10h00 às 15h30, o Grupo Operacional da Deficiência promove o Festival de Rua-Pegada Inclusiva e, às 19h00, o programa Barcelos Saudável promove mais uma vez o desporto de rua, no Parque da Cidade.

O dia 20 de setembro é dedicado ao desporto ao ar livre, na Avenida da Liberdade, com uma mega aula de combat , entre outros desportos amadores.

No dia 21 de setembro, das 9h00 às 12h30, realiza-se um passeio que inicia com uma viagem de autocarro, seguido de caminhada e passeio de barco e termina com uma viagem de autocarro, com partida na Avenida da Liberdade. No mesmo dia, das 10h00 às 17h00, estará patente na Avenida da Liberdade uma exposição e test drive de carros elétricos bem como uma mostra de bicicletas.

A festa das cores “Friends Holi Color” encerra a Semana Europeia da Mobilidade no dia 22 de setembro, às 15h00, na frente ribeirinha com uma mega aula de zumba, atuação de dj’s e do cantor Marcus. A entrada é livre.

O programa da Semana Europeia da Mobilidade conta ainda, todos os dias das 10h00 às 17h00, com o circuito de trânsito “Barcelos em Movimento” e Passeio de Lagarta Elétrica, na Avenida da Liberdade e na Rua Direita.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.