Correio do Minho

Braga, segunda-feira

Monção e Melgaço Granfondo promete atrair atletas e turismo
Câmara de Guimarães distingue utilizadores no 10º aniversário da Horta Pedagógica

Monção e Melgaço Granfondo promete atrair atletas e turismo

Extraordinário concerto encerra Bienal Internacional de Flauta Transversal na Igreja do Mosteiro de S. Miguel de Refojos

Desporto

2018-09-05 às 06h00

Telmo Martins

Ciclismo e vinho. É esta a combinação que oferece a prova Monção e Melgaço Granfondo. Através do desporto, o objectivo da prova é dar a conhecer as regiões de Monção e Melgaço, além do Alvarinho.

Decorreu, ontem, a apresentação da prova Monção e Melgaço Granfondo, iniciativa que alia o ciclismo, o turismo e o vinho e que se vai realizar no dia 23 de Setembro.
A apresentação da prova decorreu na Casa do Vinho Verde e o presidente da Comissão de Vinicultura da Região dos Vinhos Verdes, Manuel Pinheiro, destacou a importância da ligação com o desporto.
“Apoiar esta prova é apoiar o desporto e o ciclismo. É importante haver uma boa ligação entre o vinho, o desporto e o turismo. É uma actividade saudável que vai ajudar a promover o território de Monção e Melgaço, uma zona apaixonante, que todos devem ter a oportunidade de visitar. É uma região com uma forte ligação à natureza mas também com uma oferta cultural muito rica”, destacou, deixando ainda um elogio à equipa organizadora, a Bikeservice.

“A equipa da organização, liderada pelo Manuel Zeferino, é muito metódica, muito competente. Tenho a certeza que vai ser uma prova muito bem organizada e muito interessante para os participantes”, atirou.
Presente na cerimónia de apresentação estiveram também autarcas dos municípios em questão, Monção e Melgaço.
António Barbosa, presidente da Câmara Municipal de Monção, destacou a potencialidade da região. “A Bikeservice é que veio atrás de nós, o que mostra a nossa potencialidade. O?nosso território quer afirmar-se e esta prova é um passo importante. O Alvarinho é muito importante para a nossa região e, por isso, faz todo o sentido que seja nosso parceiro neste evento. No nosso território, que tem cerca de 27 mil habitantes, a vinicultura tem um impacto de cerca de 30 milhões de euros. A CVRVV tem sido um grande parceiro”, afirmou.O autarca de Monção ressalvou ainda o impacto do evento para a região minhota.

“Vamos ter mais de dois mil ciclistas a participar. A hotelaria da região está completamente esgotada para o fim-de-semana da prova. O nosso objectivo é que os participantes desfrutem da prova mas também que descubram a nossa região”, disse.
José Lima, vereador da Câmara de Melgaço, destacou também a importância do evento para dar a conhecer o território de Monção e Melgaço aos visitantes.
“Neste evento estão envolvidas três grandes marcas, o Granfondo, o Alvarinho e o território de Monção e Melgaço. Temos muito para oferecer, boas infraestruturas e equipamentos. Todos os que nos visitarem vão sentir-se únicos. Estamos a preparar um fim-de-semana recheado de actividades e surpresas. Venham conhecer não só a prova mas toda a envolvência da região.

A organização da prova ficou a cargo da Bikeservice. Manuel Zeferino, garantiu que o evento vai ter muito sucesso, tal como tiveram os outros granfondos organizados pela equipa.
“Já estivemos envolvidos em mais eventos de granfondo, como o Douro, o Gerês, o Porto ou Bragança. Para já, esta primeira edição de Monção e Melgaço está a superar as expectativas. Nas próximas edições pode atingir os números das provas no Porto, onde tivemos 3500 participantes”, avançou Manuel Zeferino, afastando a ideia de ser uma prova de competição.
“Existe uma componente competitiva para cerca de 10% dos atletas. Os restantes vão para conhecer a região e fazerem uma prova agradável. A ideia é que as pessoas participem e levem toda a família”, concluiu.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.