Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Ministro da Educação visita ETAP e avança protocolo com Vianense
Guimarães aprova criação do Conselho Consultivo do Turismo para impulsionar setor

Ministro da Educação visita ETAP e avança protocolo com Vianense

Senhor dos Passos de Real com o brilho e a dignidade de sempre

Ministro da Educação visita ETAP e avança protocolo com Vianense

Alto Minho

2019-07-23 às 06h00

Marta Amaral Caldeira Marta Amaral Caldeira

Tiago Brandão Rodrigues, ministro da Educação, esteve ontem de visita à ETAP - Escola Profissional e assinou protocolo com o Sport Clube Vianense, para a requalificação infra-estrutural.

Citação

O ministro da Educação visitou, ontem, a ETAP - Escola Profissional, com sede em Viana do Castelo e com vários polos no Alto Minho, onde elogiou a qualidade do seu projecto formativo e o facto de estar muito próximo do tecido empresarial da região. Na passagem pela região, Tiago Brandão Rodrigues aproveitou para assinar mais um protocolo com o Sport Club Vianense ao abrigo do PRID - Programa de Reabilitação de Instalações Desportivas.
Acompanhado pela vereadora da Educação da Câmara Municipal de Viana do Castelo, o ministro da Educação destacou o facto de a ETAP - Escola Profissional ter uma “forte ligação” às empresas da região do Alto Minho, sublinhando o facto de o estabelecimento de ensino, que conta com mais de 600 alunos, figurar nos grandes fóruns de ensino profissional do país, onde é visto como “uma referência”.

Relativamente ao novo programa de investimentos para infraestruturas desportivas, o ministro da Educação destacou que “este programa tem uma importância seminal para mudar o panorama das infra-estruturas desportivas de base local em Portugal”, assinalou, ontem, o ministro da Educação, depois de ter assinado mais um protocolo com um clube local.
Tiago Brandão Rodrigues indicou que o governo identificou em 2016 uma ‘lacuna’ ao nível de investimentos nas infra-estruturas desportivas, olhando para o facto de estas não serem alvo de novos investimentos e apoios desde há cerca de 20 anos.

O PRID pretende assim potenciar estes investimentos através de fundos do Orçamento de Estado (OE), indicando que nas três edições do programa já foram alocadas no OE verbas na ordem dos 4,5 milhões de euros, as quais chegam aos 14 milhões de euros por via de financiamento suplementar, possibilitando intervenções em mais de 200 infraestruturas de base local.
Só este ano de 2019 são mais 100 as invertenções que o PRID vai permitir realizar um pouco por todo o país, conferindo melhores condições aos atletas e funcionários. Investimentos que o ministro da Educação considera cruciais porque entende que os clubes e associações locais “fazem um trabalho absolutamente central na formação de jovens deportistas e no combate à inactividade física e de incentivo ao desporto de recreio e ócio”.
Adiantou que o Ministério da Educação, através do Instituto Português do Desporto e da Juventude, dá um financiamento “fundacional” para os clubes lançarem as suas bases para depois outros actores locais possam sustentar o financiamento.

Vila de Melgaço recebe em 2020 Final da Taça do Desporto Escolar

O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, acabou de anunciar que a vila de Melgaço vai receber no próximo ano a Final da Taça de Desporto Escolar.
“Estarão em Melgaço cerca de um milhar de alunos do 7.º ano, mais de 100 professores vindos de todo o país a competir em basquetebol, andebol, ténis de mesa e atletismo”, adiantou Tiago Brandão Rodrigues.
Uma iniciativa que o ministro da Educação diz que é importante decorrer em territórios como o melgacense. “Melgaço tem uma Escola de Desporto e Lazer do Instituto Politécnico de Viana do?Castelo e um centro de estágios fantástico com condições únicas para receber eventos como este”, assinalou o membro do governo.

Para Tiago Brandão Rodrigues “esta é uma região hospitaleira que merece receber uma importante actividade como a prova rainha do Desporto Escolar e nesse fim-de-semana Melgaço receberá jovens, professores e treinadores de todo o país”.
Assinalando que “é tão longe ir de Lisboa a Melgaço como de Melgaço a Lisboa”, o ministro da Educação diz que esta é também “uma oportunidade” para que jovens de todo o país possam vir a conhecer a região do Alto Minho.
A Taça Desporto Escolar, que teve este ano a sua quarta edição, visa potenciar o espírito de equipa e entreajuda sob o lema ‘Ganha a turma, ganha a escola’. 
Nesta competição estão envolvidas todas as escolas a nível nacional, sendo as equipas constituídas com base nos torneios interturmas ou torneios de apuramento interno da escola.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade
Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho