Correio do Minho

Braga, segunda-feira

Milhares de pessoas assistiram à Procissão ‘Ecce Homo’
Gerações lança campanha solidária para apoiar associações concelhias

Milhares de pessoas assistiram à Procissão ‘Ecce Homo’

Associação Gerações vai apostar na formação para qualificar serviços

Braga

2012-04-06 às 06h00

Marlene Cerqueira

Saiu ontem à rua a Procissão ‘Ecce Homo’, um dos pontos mais altos da Semana Santa de Braga. Hoje há a Procissão do Enterro.

A contrastar com as ruidosas matracas dos farricocos, a multidão fechava-se em silêncio ao ver desfilar diante dos seus olhos uma das mais belas e emotivas procissões da Semana Santa de Braga. A Procissão ‘Ecce Homo’ saiu ontem à rua e juntou dezenas de milhares de pessoas nas ruas da cidade.

A imagem do Senhor ‘Ecce Homo’ é a figura central desta procissão. Coroado de espinhos, Cristo é levado num andor carregando na mão uma cana verde. Ninguém fica indiferente à sua dor.

Durante a tarde, e à medida que as horas foram passando, ainda houve o receio de que a chuva (tão desejada nesta Primavera!) estragasse os planos da Comissão da Semana Santa e impedisse a saída procissão. Tal não aconteceu e, pontualmente às dez da noite, os farricocos descalços abriram caminho à procissão, diante da Igreja da Misericórdia. Nas mãos levavam as ruidosas matracas e fogaréus, criando uma das mais afamadas imagens da Semana Santa de Braga.

A noite estava gelada, mas a multidão não moveu pé para poder apreciar na íntegra esta procissão que é organizada pela Irmanda da Misericórdia de Braga.
Muito se tem falado na crise de figurados, mas a verdade é que tal não se reflectiu este ano. Tanto no que diz respeito ao público como, como em assistência esta terá sido uma das maiores procissões dos últimos anos.
Nas ruas, algumas pastelarias e lojas de recordações mantiveram as portas abertas, gesto que agradou bastante aos muitos turistas que entusiasmados assistiram ao desfilar da procissão. Hoje, às 22 horas, da Sé, sai a Procissão do Enterro do Senhor.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.