Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Milhares assistiram ao cortejo histórico
Associação Vida Independente alarga capacidade de resposta

Milhares assistiram ao cortejo histórico

Cónegos madrugadores levam a vitória

Milhares assistiram ao cortejo histórico

Alto Minho

2019-08-18 às 06h00

Miguel Viana Miguel Viana

Evento contou a história dos 60 anos de existência do Templo de Santa Luzia através de vários quadros vivos, que foram aplaudidos pelos milhares de pessoas que estiveram no centro histórico de Viana do Castelo.

Citação

Milhares de pessoas encheram ontem as ruas do centro de Viana do Castelo para assistirem ao Cortejo Histórico Etnográfico, que integrou o programa da Romaria de Nossa Senhora da Agonia.
O evento teve como tema os 60 anos da construção do templo de Santa Luzia.
“Este cortejo é um dos números fortes das festas. Temos aqui aquilo que é a vivência das nossas comunidades. Cada freguesia traz aqui aquilo que faz de melhor. Vamos ter a representação do arquitecto Miguel Ventura Terra, que fez este projecto (de Santa Luzia)”, revelou José Maria Costa.
O autarca vianense destacou, ainda, a vertente histórica do cortejo. “Entendemos que é nossa missão dar a conhecer a quem nos visita, um pouco da história de Viana do Castelo. Aqui também temos a representação dos mestres canteiros, que trabalhavam a pedra e outros motivos históricos de Viana do Castelo.
Sobre a presença de milhares de pessoas nas ruas de Viana do Castelo, José Maria Costa, realçou que “as estimativas é que passem por cá cerca de um milhão e 200 mil pessoas, mas dizem que está mais gente. Eu já não consigo medir porque está muita gente”.
O cortejo contou a história do Templo de Santa Luzia através de quadros vivos como ‘O Templo do Sagrado Coração de Jesus - 60 anos’, ‘Santa Luzia - Montanha sagrada’, ‘A História de Santa Luzia’ ou ‘A Construção do Templo”. Muitos dos quadros representados em carros alegóricos eram aplaudidos pelos milhares de pessoas que assistira, ao cortejo.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade
Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho