Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Mestres mundiais de Xadrez inscritos no Torneio de Famalicão
Curso da UMinho coloca desenvolvimento urbano sustentável na agenda

Mestres mundiais de Xadrez inscritos no Torneio de Famalicão

Dia Mundial da Água convida a desfrutar das Sete Fontes

Mestres mundiais de Xadrez inscritos no Torneio de Famalicão

Desporto

2019-07-23 às 12h44

Rui Serapicos Rui Serapicos

De 28 de Julho a 3 de Agosto, a Biblioteca Municipal de Famalicão acolhe o VII Torneio Internacional de Xadrez.

Citação

Organizado pelo Clube de Xadrez A2D, o VII Torneio Internacional de Famalicão Cidade de Famalicão prossegue a sétima edição, de 28 de Julho a 3 de Agosto. Estão inscritos cerca de 90 jogadores, destacando-se a presença de grandes mestres com títulos internacionais, do Leste e da América Latina.
O arménio Karen Grigorvan, campeão europeu sub-16 em 2016, é o cabeçã de série n.º 1. Seguem-se o cubano Lelys Martinez, como n.º 2 e o cabeça de série n.º 3 o português Luís Galego, campeão nacional por quatro vezes. O canadiano Kevin Spragett, o búlgaro Vladimir Petkov e o espanhol Maurício Vassallo são outros concorrentes aos lugares cimeiros. No feminino, entre outras, está inscrita a peruana Deysi Cori, a cubana Yaniela Moreno e a portuguesa Matiana Silva.

A organização destaca ainda a presença de portugueses como António Fernandes, actual campeão nacional, Rui Dâmaso, que é detentor de seis títulos nacionais ou ainda, a jogar em casa, Ivo Dias, que figura no top-50 nacional. Esta é última das oito provas pontuáveis para o apuramento do Circuito Nacional de Clássicas da Federação Portuguesa de Xadrez.
Com os apoios da Federação Portuguesa de Xadrez, Associação de Xadrez do Distrito de Braga, Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Associação de Pais Encarregados Educação Didáxis - Vale S. Cosme e da Cooperativa de Ensino Didáxis, o torneio, que volta a decorrer nas instalações da Biblioteca Municipal, oferece ao vencedor um prémio monetário de 1000 euros.

Ontem na apresentação o vereador do Desporto na Câmara Municipal de Famalicão, Mário Passos, destacou o papel da modalidade “no desenvolvimento cognitivo dos seus praticantes”, apelando a que além dos mais jovens se incluam em competições de xadrez os maiores de 65 anos, estimando que no concelho este grupo etário abranja cerca de 20 mil pessoas. O autarca vincou o facto de em Famalicão estar sediada a Associação de Xadrez do Distrito de Braga.
Carlos Dias, o presidente desta associação, vai participar como árbitro no torneio e fez votos de que haja mais jogadores a atingirem a norma de mestre.

O presidente da Associação de Pais da Didáxis, Paulo Araújo, realçou que “deve ser esta a última edição do torneio” em que aquela colectividade participa.
A Cooperativa de Ensino Didáxis, encerrou com o fim dos contratos de associação entre Estado e privados.
O presidente da Didáxis, Francisco Assis, não tocou neste assunto, focando o seu discurso na evolução, em sete edições, do nível de exigência do torneio, considerando que se trata de uma prova “de excelência”.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade
Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho