Correio do Minho

Braga, segunda-feira

Mercado Nazareno é cartaz turístico de Santo Tirso
Quatro projectos conquistam Laboratórios de Verão 2018

Mercado Nazareno é cartaz turístico de Santo Tirso

‘Barcelos Cidade Medieval’ cada vez maior

Nacional

2018-03-26 às 06h00

Marta Amaral Caldeira

Santo Tirso vive até hoje o Mercado Nazareno - um evento promovido pela câmara que possibilita uma viagem mais além da época de Cristo.

O Parque D. Maria II, em Santo Tirso, transformou-se num verdadeira aldeia histórica, ao servir de cenário ao Mercado Nazareno - uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Santo Tirso, que se assume, actualmente, como um grande cartaz turístico da região, inclusivamente de muitos visitantes da Galiza, tal como provou o fim-de-semana. O evento termina hoje e convida a uma visita.
Este ano, a autarquia tirsense decidiu apostar na realização do evento no fim-de-semana que antecede a Páscoa, precisamente para permitir que famílias e os visitantes tivessem a oportunidade melhor aproveitar toda a oferta existente neste Mercado Nazareno, animado por mais de 100 actores e figurantes, mais de 20 animações cénicas, entre recriações bíblicas e espectáculo romano.

O Mercado Nazareno de Santo Tirso é já uma referência cultural e turística na época da Páscoa, assim explicou o vereador da Cultura e do Turismo, Tiago Araújo. De facto, o Mercado Nazareno marca pela diferença, e este ano, o facto de ser realizado no fim-de-semana antes da Páscoa e no belíssimo Parque D. Maria II, provou que foi uma excelente aposta, sublinhou o vereador, que demonstrou o seu contentamento com a enchente de ontem.
Tiago Araújo destaca que este mercado proporciona uma verdadeira viagem aos últimos dias de Jesus Cristo, mas há uma série de actividades paralelas que aumentam a atractividade do evento, desde a vertente do artesanato e ofícios, à área de gastronomia e aos espectáculos de aves de rapina.

A presença dos dromedários nesta edição do Mercado Nazareno tornou-se um grande atractivo para os mais novos que visitam o evento com as suas famílias, indicou o vereador, referindo que também a área infantil foi este ano reforçada com uma série de jogos tradicionais e até baloiços artesanais.
Tiago Araújo referiu que a Páscoa é uma época muito celebrada em terras tirsenses. Há muitas localidades que cumprem ainda o ritual do compasso pascal e que realizam, ainda, as procissões religiosas no âmbito da Semana Santa, afirmou o responsável, que indicou que o Mercado Nazareno acrescenta também mais valor ao período.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.