Correio do Minho

Braga, quarta-feira

Menção honrosa para restauro da câmara
Póvoa de Lanhoso recebe 3ª edição do BTT XCO Tesouros do Ave

Menção honrosa para restauro da câmara

Obras de remodelação urbana causam “mudança radical” no centro de Vizela

Braga

2019-05-16 às 06h00

Redacção

Prémio nacional de Reabilitação Urbana distinguiu, com uma menção honrosa, o restauro do edifício da Câmara Municipal de Braga. Intervenção incidiu no Salão Nobre e todo o património artístico, antecâmara, escadaria principal e cobertura.

O restauro do edifício da Câmara Municipal de Braga foi agora distinguido com uma menção honrosa no âmbito da sétima edição do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana (PNRU), à qual concorreram 80 projectos nacionais distribuídos por 20 concelhos de Norte a Sul do país. A cerimónia de entrega decorreu no antigo Museu dos Coches, em Lisboa.
A intervenção nos Paços do Concelho incidiu no Salão Nobre e todo o património artístico, na antecâmara, na escadaria principal e na cobertura. O restauro visou um tratamento adequado e consciencioso, englobando todas as fases de intervenção necessárias e essenciais para assegurar a sua preservação. A operação realizada valorizou a vertente da conservação, incluindo o restauro e a reintegração volumétrica e cromática das zonas intervencionadas.
Em comunicado, a autarquia bracarense refere que “esta distinção apresenta-se como uma enorme mais-valia para potenciar ainda mais o envolvimento, reconhecimento e afectividade da comunidade bracarense relativamente a um notável exemplar de arquitectura civil barroca, num edifício classificado como Imóvel de Interesse Público”.
Com o reconhecimento público da operação de conservação e restauro, o edifício dos Paços do Concelho “assume-se como um bem cultural de elevada importância com enorme relevo a nível local e nacional”.
Esta distinção vai impulsionar novas sinergias ligadas à cultura, ao turismo e à economia, contribuindo simultaneamente, para a difusão do imóvel e de boas práticas ao nível da intervenção sobre o património.
Paralelamente, foram melhoradas as condições de visitação do edifício, reconhecido como um dos mais importantes exemplos da arquitectura civil barroca do centro histórico da cidade de Braga, enriquecendo ainda o percurso de visita a outros baluartes do barroco nacional, como o Palácio dos Biscainhos ou o Palácio do Raio.
Lançado em 2013, o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana (PNRU) visa reconhecer, premiar e divulgar a excelência na renovação das cidades portuguesas, afirmando-se actualmente como a mais prestigiada distinção na área da reabilitação do edificado e requalificação dos territórios em Portugal. O PNRU é co-organizado pela Vida Imobiliária e pela Promevi, e conta com o apoio do Governo de Portugal.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.