Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Mais de 20 caldos tradicionais feitos em potes em Sabariz
Curso da UMinho coloca desenvolvimento urbano sustentável na agenda

Mais de 20 caldos tradicionais feitos em potes em Sabariz

Guimarães aprova criação do Conselho Consultivo do Turismo para impulsionar setor

Mais de 20 caldos tradicionais feitos em potes em Sabariz

Cávado

2019-09-18 às 11h32

Redacção Redacção

Festa do Caldo do Pote decorre no próximo sábado e deve chamar à freguesia de Sabariz mais de duas mil pessoas. Serão servidos mais de 1500 litros de vários tipos de caldos.

Citação

A freguesia de Sabariz acolhe, no próximo sábado, mais uma edição da Festa do Caldo do Pote. A iniciativa está inserida na Rota das Colheitas de Vila Verd, e decorre junto ao edifício da sede da Junta de Freguesia de Sabariz.
O evento envolve cerca de 50 pessoas que vão confeccionar mais de 20 caldos em potes de ferro sobre fogueiras a lenha. Os caldos começam a ser preparados à moda antiga durante a tarde,e são servidos a partir das 18 horas. Às cozinheiras e cozinheiros de Sabariz, vão juntar-se também alguns companheiros de freguesias vizinhas do Vale do Homem.

Couves, repolho, nabos, nabiças e os mais variados feijões, sem esquecer as boas carnes campestres, fazem parte do leque de ingredientes para a confecção dos diferentes caldos, que incluem ainda a farinha e também a batata esmagada à colher – tal como no tempo das boas cozinheiras deste mundo rural em que não havia varinhas mágicas. Há ainda espaço para os caldos verde, da pedra e de feijão verde, à lavrador, à camponesa e até de bacalhau.
No total, deverão ser confecionados mais de 1.500 litros de caldo, em potes cujos tamanhos variam entre os 20 e os 100 litros.

À entrada do recinto, os participantes podem adquirir uma malga por quartro euros, com a qual poderão degustar os diferentes caldos.
Além do caldo, serão também confeccionadas pataniscas de bacalhau.
O presidente da Junta de Freguesia de Sabariz, Fernando Silva, realça que a festa “só é possível porque há um grande grupo de pessoas da terra que faz questão de manter viva esta iniciativa e se disponibiliza para preparar e confecionar os ingredientes todos para a sopa, muitos deles trazidos dos seus quintais ou hortas, mas também outros que têm de ser comprados, como a carne”.

São esperadas cerca de duas mil pessoas.
A Festa do Caldo do Pote é organizada pela Junta de Freguesia de Sabariz e pela Associação Popular de Sabariz, e conta com o apoio da Câmara Municipal de Vila Verde.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho