Correio do Minho

Braga, terça-feira

Loja Social é finalista do Prémio Manuel António da Mota
Centro histórico de Guimarães é Património da UNESCO há 17 anos

Loja Social é finalista do Prémio Manuel António da Mota

Paulo Cunha: “O xadrez da Didáxis vai além do convencional”

Cávado

2018-08-31 às 14h27

Redacção

Fundação Manuel António reconhece instituições que contribuam com os seus projectos para o Desenvolvimento Sustentável. Autarca diz que distinção é um reconhecimento do trabalho desenvolvido.

A Câmara Municipal de Esposende está entre as dez instituições finalistas da 9.ª edição do Prémio Manuel António da Mota, que distingue organizações e personalidades que se destaquem nos vários domínios da sua actividade.
Na edição de 2018, a Fundação Manuel António reconhece as instituições que contribuam com os seus projectos para os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), sendo que o Município de Esposende apresentou uma candidatura no âmbito da intervenção da Loja Social enquanto Plataforma Colaborativa de Esposende.

Este projecto traduz-se numa rede de partilha e solidariedade de toda a comunidade, bem como um complemento à intervenção social concelhia, rentabilizando os recursos disponíveis, eliminando a sobreposição da intervenção e permitindo um melhor planeamento entre serviços e entidades que intervêm nesta área.
Esta plataforma tem-se afirmado como uma iniciativa de elevado potencial de empreendedorismo social, considerando o conceito como um processo de procura de soluções inovadoras e sustentáveis para a resolução de problemas importantes da comunidade. Permite não só apoiar as famílias com vulnerabilidades sociais, mas também aquelas que, com preocupações ambientais e económicas, acedem a este equipamento, através da doacção e do processo da troca por troca, entregando os bens de que não precisam por aqueles de que têm necessidade.

O projecto assenta na dinamização de sinergias da comunidade, dos agentes económicos e dos parceiros sociais, estimulando o diálogo e a cooperação entre todas as estruturas locais para reforço das redes estratégicas promotoras de desenvolvimento, empreendedorismo e inovação social. Fomenta-se, assim, a promoção do voluntariado, a educação ambiental, a educação para os direitos humanos, a educação do consumidor e a promoção do desenvolvimento sustentável, que materializam a estratégia da Educação para a Cidadania.

A mudança de instalações da Loja Social, prevista para o início do próximo ano, potenciará a operacionalização de novas actividades em função das necessidades sentidas pela comunidade.
O anúncio da candidatura vencedora do Prémio Manuel António da Mota terá lugar no dia 25 de Novembro, em cerimónia a realizar no Centro de Congressos da Alfândega do Porto.
O presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, realça que “integrar esta fase do concurso é já um reconhecimento de todo o trabalho desenvolvido diariamente na Loja Social de Esposende, pelos seus colaboradores, voluntários, parceiros e todos os intervenientes que contribuem para a concretização deste projecto”.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.