Correio do Minho

Braga, segunda-feira

Jornadas Europeias e ‘Braga Barroca’ valorizam património do concelho
Colégio Leonardo da Vinci uma instituição de referência

Jornadas Europeias e ‘Braga Barroca’ valorizam património do concelho

Esposende valoriza obra de Henrique Medina

Braga

2018-09-08 às 06h00

Miguel Viana

As duas iniciativas decorrem durante o mês de Setembro e proporcionam várias actividades que permitem aos bracarenses e visitantes conhecer melhor os monumentos da cidade e do concelho.

A cidade de Braga acolhe, este mês, dois eventos ligados à divulgação e promoção do património do concelho. Trata-se da ‘Braga Barroca (que decorre de 19 a 23) e das Jornadas Europeias do Património (de 28 a 30 deste mês).
Na apresentação dos dois eventos, a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Braga, Lídia Dias, referiu que “o património é algo que muito valorizamos. Orgulhamo-nos de ser o município que tem um programa regular, ao longo do ano, de divulgação e valorização do seu património”.

A Braga Barroca decorre de 19 a 23 deste mês e inclui peças de teatro workshops e concertos, com vista à captação de novos públicos. Os concertos decorrem no Palácio do Raio, na Igreja de S. Vicente, na Sé e na Igreja de S. Paulo. Estão também agendadas cerca de 10 visitas guiadas. Um dos pontos altos é o Cortejo da Entrada de D. José de Bragança e a exposição que decorre no Palácio do Raio sobre a Casa das Covertidas (no dia 14). “O Recolhimento de Santa Maria Madalena (Casa das Convertidas) é único pela sua essência e em tudo aquilo que envolve o monumento. É uma oportunidade para ver o acervo móvel e o monumento mais de perto. É uma forma de dar vida ao monumento”, declarou Isabel Silva, da Direcção Regional de Cultura do Norte e responsável pela exposição.
Além da exposição, serão realizadas visitas guiadas por Rui Ferreira, do departamento de Cultura da Câmara Municipal de Braga.

Bernardo Reis, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Braga, referiu, a propósito da expoisição sobre a casa das Convertidas, que “esta exposição, que pretende manter viva a memória das Convertidas vai de encontro à temática das Jornadas Europeias do Património. Permite partilhar o passado para reflectir o futuro, alertando para a necessidade de conservarmos a nossa memória colectiva”.
As jornadas Europeias do Património têm como tema ‘Partilhar Memórias’ e estão centradas nas obras de três ilustres bracarenses: D. Gualdim Pais (cujos 900 anos do nascimento se assinalam este ano), Manuel Monteiro e de Albano Belino. “Nesta linha programática, o município de Braga entendeu definir no seu programa de acção, três figuras emblemáticas ligadas ao nosso património. Gualdim Pais (que trouxe para Braga as relíquias de S. Marcos), de Manuel Monteiro (faremos a segunda edição do Prémio de História Local), e também de Albano Belino, uma figura única e fundamental do estudo e recolha do acervo da cidade de Braga”, justificou Lídia Dias. No âmbito das jornadas, a Santa Casa da Misericórdia de Braga vai assinalar os 900 anos da morte de D. Gualdim Pais, mestre da Ordem dos Templários, no dia 29 deste mês, com a presença de vários especialistas.

O vereador do pelouro do Património, Miguel Bandeira, realçou que as jornadas do património são “um momento especial” para reflectir sobre o património.
Juntamente com a ‘Braga Barroca’, formam “um complemento da estratégia de valorização do patrimíonio”.
Miguel Bandeira defendeu ainda que as jornadas devem ser alargadas aos diferentes parceiros culturais da autarquia, porque “o património é sempre um factor de valorização para o futuro. O património nunca perde valor.” O vereador aproveitou a ocasião para anunciar que o município está já a preparar as comemorações dos 300 anos do nascimento de André Soares, agendadas para o dia 26 de Novembro deste ano, e as comemorações da morte de Marciliano de Araújo, figuras do barroco bracarense.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.