Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Jogos de tabuleiros potenciam aquisição de competências a alunos da Póvoa de Lanhoso
‘A Loja dos Brinquedos’ promove respeito e valorização da diferença

Jogos de tabuleiros potenciam aquisição de competências a alunos da Póvoa de Lanhoso

Dois autocarros elétricos reforçam frota municipal

Jogos de tabuleiros potenciam aquisição de competências a alunos da Póvoa de Lanhoso

As Nossas Escolas

2019-02-13 às 10h25

Redacção Redacção

Projecto promovido pela autarquia local, em colaboração com os agrupamentos de escolas, pretende implementar os jogos de tabuleiro como ferramenta lúdico-pedagógica no sentido de potenciar a aquisição de competências.

Citação

A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, em estreita colaboração com os Agrupamentos de Escolas do concelho, está a implementar junto das crianças e jovens um projecto educativo com recurso a jogos de tabuleiro como ferramenta lúdico-pedagógica com o objectivo de potenciar a aquisição de competências-chave que combinem conhecimentos, capacidades e atitudes adequadas a um determinado contexto.
Os jogos de tabuleiro estão a ser implementados, desde Novembro, na Escola Básica Integrada do AVE (EBI do Ave) com os alunos do 1º ciclo do Ensino Básico no horário das Actividades Extracurriculares.
Actualmente são cerca de 150 alunos abrangido por esta acção que brevemente contemplará também o Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio, com os alunos do 2º e 3º ciclos.

Os jogos funcionam como sistemas de aprendizagem baseados em regras, em que os jogadores participam activamente, desenvolvendo o pensamento estratégico, a resolução de problemas, a busca do conhecimento e aprendem a respeitar e aceitar a opinião das outras pessoas. Permitem também o desenvolvimento de competências sociais, cognitivas e morais, possibilitando a aquisição de conhecimentos a quem joga, estabelecer vínculos e, sobretudo, criar espaços de cooperação e de comunicação, estabelecendo cumplicidades que permitem melhorar a socialização.
Esta metodologia pode ser adoptada como estratégia para tornar a aprendizagem mais divertida, podendo mesmo, de forma estruturada, complementar conteúdos curriculares.

Esta acção insere-se no âmbito da Equipa Multidisciplinar do ‘Team4school’, uma operação municipal que integra o Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar do Ave. Os técnico da equipa multidisciplinar foram capacitados pela Associação - Cidade Curiosa, que procura promover o incremento da cultura geral e aprendizagens significativas, desenvolvendo actividades integradoras com recurso a jogos de tabuleiro.
O ‘Team4scholl’ integra a operação ‘Equipa multidisciplinar’ aprovada pelo Programa Operacional Regional do Norte – NORTE 2020, no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar do Ave, que está a ser desenvolvido pela Comunidade Intermunicipal do Ave.
A operação prevê um investimento total de 189.646,28 euros para 36 meses e é financiada em 85% pelo Fundo Social Europeu - FSE no valor de 161.199,34 euros.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho